Dia 30 de janeiro é aniversário de Governador Valadares. Mentira! A data comemora a emancipação político-administrativa de Figueira. Verdade! Em 31/12/1937, o distrito de Figueira se emancipou de Peçanha. Verdade! Era véspera de réveillon, veio janeiro, e, como sempre, em janeiro todo mundo viaja não se sabe para onde. Verdade!
Foi por isso que, somente em 30 de janeiro de 1938, veio aqui (em Figueira), o governador Benedicto Valladares Ribeiro, para dizer ao povo que havia assinado o decreto de emancipação e criado o município de Figueira, em 31/12/1937.
E disse: está instalado o município de Figueira. Verdade! E o povo aplaudiu. Verdade! Claro que é verdade. O povo sempre aplaude o político em palanque. “Povo”, nesse caso, é o nome de quem está ali, à força (ou não), orientado a aplaudir. Verdade!
Bem, aí, depois disso, Benedicto Valladares nomeou o Doutor Paléta como prefeito. Era assim que o Doutor Paléta, o engenheiro agrônomo que virou prefeito era chamado. Verdade! Mas o seu nome era Moacyr Palleta de Cerqueira Lage. Verdade!
Hoje, seu nome está numa avenida que liga o bairro Esplanada ao Conjunto Sir e todo mundo fala Avenida Moacir “Palêta’”. Verdade! Mas tá errado? Claro que está. O certo é Paléta!
E não é que o Doutor Paléta fez campanha pra mudar o nome de Figueira para Governador Valadares. Verdade! E no dia 17 de dezembro de 1938, ele “logrou êxito”. Figueira passou a se chamar GOVERNADOR VALADARES, em homenagem a Benedicto Valladares Ribeiro, o governador de Minas Gerais que assinou o decreto de emancipação de Figueira. Verdade!
Então é verdade que o aniversário de Governador Valadares é dia 30 de janeiro? Mentira! Mas isso não importa, comemorações são simbólicas e a precisão histórica é como a crase de Carlos Heitor Cony, que um dia disse: “a crase não foi feita pra humilhar ninguém”.
A festa independe da precisão histórica. Parabéns, Figueira! Parabéns, Governador Valadares!