Senador Jamie Eldridge, um amigo dos brasileiros

O Senador James Eldridge (Partido Democrata), conhecido no meio político como Jamie Eldridge, é membro do Senado do Estado de Massachusetts, representando o distrito de Middlesex e Worcester. Assumiu o cargo em 2009. Seu mandato atual termina em 1º de janeiro de 2025.
O Senador Jamie Eldridge tem atuação marcada pela defesa dos direitos de cidadãos estadunidenses e também dos imigrantes. Foto: Reprodução Facebook JE
segunda-feira, 4 março, 2024

O Senador James Eldridge (Partido Democrata), conhecido no meio político como Jamie Eldridge, é membro do Senado do Estado de Massachusetts, representando o distrito de Middlesex e Worcester. Assumiu o cargo em 2009. Seu mandato atual termina em 1º de janeiro de 2025. 

Serviu na Câmara dos Representantes de Massachusetts de 2003 a 2009 e no Comitê Democrata da Cidade de Acton de 2000 a 2003. Em 2001, ele começou a servir como vice-presidente da Coalizão Democrática Middlesex-Worcester. Também atuou na Acton Housing Authority e no Acton Planning Board. E o que ele tem a ver com o Brasil? Tudo, digamos. 

O Senador Jamie é um amigo dos imigrantes brasileiros e compra briga para que os direitos dos imigrantes sejam garantidos. Ele esteve em Governador Valadares no fim de 2023, em férias, interessado em conhecer a cidade dos seus amigos imigrantes e de grande parte de seus eleitores. 

Conheça um pouco mais sobre o Senador Jamie, nesta entrevista concedida ao jornalista Alpiniano Silva Filho, da International Federation of Journalists - IFJ / Jornal da Cidade GV.

Visita a Governador Valadares

Jornal da Cidade GV – Senador Jamie, o senhor esteve em Governador Valadares no fim de dezembro de 2023. O senhor gostou da nossa cidade?

Senador Jamie Eldridge - Gostei muito de visitar a cidade de Governador Valadares. Em comparação com outras cidades brasileiras é uma cidade menor, mas eu senti que é uma comunidade onde as pessoas se conhecem bem. Passei um tempo, tanto no centro da cidade quanto na bela montanha [Pico da Ibituruna], o que foi impressionante. Senti-me honrado por estar na cidade onde tantos dos meus eleitores brasileiros-americanos e amigos nasceram e cresceram!

Jornal da Cidade GV - Sua viagem foi oficial ou foi apenas uma visita de cortesia, para conhecer a cidade?

Senador Jamie Eldridge - Eu viajei para o Brasil em férias pessoais, mas como costuma acontecer quando visito outros países, gosto de aprender muito sobre a política daquele país, os programas de serviço social, as políticas internas, e a interação entre, neste caso, mineiros e americanos.

Defesa dos imigrantes

Jornal da Cidade GV  – O senhor tem defendido os direitos dos imigrantes brasileiros no Senado de Massachusetts. Fale um pouco sobre como é trabalhar para beneficiar os imigrantes.

Senador Jamie Eldridge – Sim, estou muito orgulhoso de que Massachusetts tenha uma das maiores populações de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e o quanto essa comunidade contribuiu para o estado, criando empregos, tornando o centro da cidade mais vibrante, melhorando o serviço público com a inclusão de um número crescente de políticos brasileiros-americanos, ajudando os menos afortunados e contribuindo para a cultura, música e arte da comunidade de Massachusetts.

História da emigração de brasileiros

Jornal da Cidade GV  - No encontro com lideranças em Governador Valadares, a professora Sueli Siqueira, da Universidade Vale do Rio Doce, que pesquisa o fenômeno migratório, fez um breve histórico da migração de pessoas de Governador Valadares para os Estados Unidos. O que mais intrigou o senhor neste fenômeno?

Senador Jamie Eldridge – Fiquei realmente fascinado ao saber por que tantas pessoas de Governador Valadares emigraram para Massachusetts, e suas conexões que remontam à década de 1940 e à indústria madeireira, bem como à construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Além disso, foi interessante conhecer as diferentes ondas de migração de brasileiros, incluindo muitas na década de 1980, quando a economia brasileira estava realmente em dificuldades. A professora Siqueira foi brilhante e estou ansioso para fortalecer as conexões entre os governos de Minas Gerais e Massachusetts, e também com instituições acadêmicas e empresas.

Os democratas e o dilema das migrações

Jornal da Cidade GV – O Partido Democrata, que é o seu partido, tem uma visão mais humanitária em relação aos imigrantes?

Senador Jamie Eldridge – Acredito firmemente que o Partido Democrata tenha muito mais políticas humanitárias em relação à emigração e aos imigrantes do que o Partido Republicano. Como senador do estado de Massachusetts, penso que é fundamental perceber que a população do nosso estado possui uma das percentagens mais elevadas de cidadãos idosos dos Estados Unidos. Assim, muitas vagas de emprego ficam abertas. Desde a sua fundação, Massachusetts tem sido um lugar que não apenas acolheu imigrantes, mas também precisa de residentes nascidos no exterior, para ajudar a impulsionar o talento cerebral, a ética de trabalho e a diversidade de habilidades que fazem de Massachusetts um lugar tão maravilhoso para se viver. Acredito que os governos estaduais e as cidades precisam fazer mais para chegar aos imigrantes, para que eles se tornem mais rapidamente parte da estrutura da nossa comunidade. Esta é parte da razão pela qual incentivei tantos brasileiros-americanos a concorrer a cargos públicos, para ajudar a criar essa mudança.

Jornal da Cidade GV – O senhor tem propostas a apresentar no Senado de Massachusetts, como forma de beneficiar os brasileiros?

Senador Jamie Eldridge – Em termos gerais, sou um forte defensor de cuidados infantis mais acessíveis, melhores transportes, habitação acessível e educação sem dívidas, e isso beneficiaria absolutamente os brasileiros. Para projetos de lei de imigração, estou orgulhoso de ter reapresentado a minha Lei de Comunidades Seguras, para garantir que as comunidades de imigrantes possam confiar na aplicação da lei e que a polícia local e estadual não esteja colaborando com agentes do ICE (órgão fiscalizador da imigração), que estão tentando deportar injustamente trabalhadores esforçados e legais, e imigrantes indocumentados permanentes.

Fronteira EUA/México preocupa

Jornal da Cidade GV  – O grande número de pessoas de todas as nacionalidades que atravessam a fronteira do México com os Estados Unidos é muito grande. O que pode ser feito para reduzir esse fluxo? Muitos cidadãos e políticos estadunidenses defendem medidas mais duras para conter a entrada ilegal de pessoas em território americano. O que o senhor pensa sobre esse assunto?

Senador Jamie Eldridge – Como alguém que nos últimos anos visitou o Brasil, a Guatemala e Honduras, entendi que os dois principais motivos pelos quais as pessoas estão tentando vir para os Estados Unidos, inclusive cruzando a fronteira do México, são econômicos e também por medo de violência. Nunca conseguiremos dissuadir as pessoas que fogem da pobreza e da insegurança das suas famílias, de procurar um lugar melhor para viver. É por isso que penso que os Estados Unidos e outros países desenvolvidos deveriam fazer o mesmo tipo de investimento que a América fez em muitos países europeus e asiáticos, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, para criar empregos, aumentar o nível de vida e melhorar a infraestrutura geral das nações em desenvolvimento. Infelizmente, não fizemos isso para os países latino-americanos.

Jornal da Cidade GV – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido deportações em massa de estrangeiros indocumentados. Isso resolve o problema?

Senador Jamie Eldridge – Oponho-me totalmente à deportação em massa de imigrantes indocumentados. Oponho-me à dissolução de famílias que vieram para a América para trabalhar arduamente e retribuir a sua comunidade, e proporcionar uma vida melhor para suas famílias. Mais uma vez, acredito que os Estados Unidos precisam trabalhar diretamente com os países em desenvolvimento, especialmente os países latino-americanos, para criar empregos, fazer crescer a classe média, criar mais estabilidade econômica e reduzir a violência.

A cordialidade americana

Jornal da Cidade GV – O senhor deixou uma boa impressão de si mesmo durante sua visita a Governador Valadares, no Brasil. As pessoas comentaram positivamente sobre sua gentileza e cordialidade, além de sua visão humanitária para com os brasileiros que vivem nos Estados Unidos. O senhor também gostou dos brasileiros que moram em Governador Valadares?

Senador Jamie Eldridge– Fico muito agradecido com o reconhecimento dos brasileiros. A visita a Minas Gerais foi incrível! Como quase todos os brasileiros que conheço, os brasileiros de Governador Valadares foram incrivelmente receptivos e garantiram que eu estivesse sempre confortável, aproveitando a minha viagem. Uma das minhas histórias favoritas que destaca o quão hospitaleiro é o povo de Governador Valadares, é que na casa que alugamos na serra [Pico da Ibituruna], o dono da casa, quando eu cheguei, fez para nós um churrasco brasileiro, inclusive o meu preferido: picanha. Onde na América o proprietário de uma propriedade iria preparar o jantar para os seus inquilinos? Gostei muito da minha visita e das conexões fortalecidas que estabeleci com mineiros!

Jornal da Cidade GV - Fique à vontade para falar algo mais sobre seu relacionamento com os brasileiros...

Senador Jamie Eldridge– Eu trabalho duro para me conectar com todas as comunidades de imigrantes no meu distrito. Não há dúvida de que tenho um relacionamento especial com a comunidade brasileira, o que me levou a ser um forte defensor da reforma imigratória, incluindo a lei da carteira de motorista, mensalidades estaduais para filhos de imigrantes indocumentados, a Lei de Comunidades Seguras, e ser franco sobre a reforma federal da imigração para criar um caminho para a cidadania para os imigrantes.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu