Senador Jamie Eldridge se emociona ao visitar Governador Valadares

O encontro com o Senador Eldridge aconteceu no auditório do Sicoob Crediriodoce, na quinta-feira (28/12/23)
A professora e pesquisadora Sueli Siqueira, da Univale, junto com a reitora da universidade, na recepção ao senador Jamie Eldridge. Foto: Divulgação
quinta-feira, 22 fevereiro, 2024

O senador americano Jamie Eldridge, do estado de Massachusetts, possui laços afetivos com a cidade de Governador Valadares, graças às amizades que ele cultivou durante anos com a comunidade brasileira e valadarense nos Estados Unidos, especialmente com moradores de Governador Valadares.

Neste fim de ano, Eldridge resolveu visitar os amigos e a cidade de Governador Valadares, que ele não conhecia. E foi muito bem recebido por todos, trabalhadores, familiares de imigrantes, lideranças políticas, empresariais, e educacionais, especialmente da Universidade Vale do Rio Doce.

O encontro com o Senador Eldridge aconteceu no auditório do Sicoob Crediriodoce, na quinta-feira (28/12). A professora Sueli Siqueira, referência nacional e internacional na área dos estudos migratórios, fez uma exposição histórica sobre as relações entre Governador Valadares e os Estados Unidos e emocionou o senador ao falar do início dessas relações.

A história começa nos anos 1940, quando engenheiros estadunidenses, da Morrison Knüdsen do Brasil, trabalharam na reconstrução da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Foi nesse período que o dólar tornou-se moeda comum no comércio de Governador Valadares. E a cultura e o modo de viver do povo estadunidense influenciou os valadarenses.

Além das obras na EFVM, a presença americana em Governador Valadares também era feita em outras frentes, como a dos americanos que vinham à cidade para comprar mica, um mineral usado na fabricação de componentes eletrônicos para uso doméstico e bélico.

Outro ícone estadunidense na cidade era o serviço de saúde e saneamento básico, Serviço Público Especial de Saúde (SESP), resultado de uma cooperação entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil.

Quando os trabalhos de reconstrução da EFVM foram concluídos e os engenheiros americanos retornaram aos Estados Unidos, um dos engenheiros, Richard Simpson, resolveu ficar em Governador Valadares.

Mr. Simpson, como era conhecido, abriu uma escola de idiomas na cidade, associada ao Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), junto com sua esposa, a portuguesa Geraldina Simpson. A escola, tempos depois, abriu oportunidades para jovens valadarenses conhecerem os Estados Unidos.

Um desses jovens foi Antônio Rodrigues Coelho Junior, o Toninho Coelho, que foi aos Estados Unidos em 1962. A ida de Toninho e outros jovens abriu caminho para outros valadarenses seguirem por conta própria para os Estados Unidos, trabalhar e ganhar dinheiro.

Depois de ouvir a história, o senador disse que a partir daquele dia, o seu coração estará sempre em sintonia com Governador Valadares e com o povo brasileiro. Eldridge também conheceu projetos do SEBRAE/MG e Sicoob Crediriodoce em benefício dos mineiros que moram nos Estados Unidos e em Portugal.

Matéria datada de 31/12/2023

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu