Por Alpiniano Silva Filho
Em um passeio matinal pelas ruas do Cape Cod, região de Massachusetts cercada pelo mar, cujo mapa se assemelha a um braço de um praticante do fisiculturismo, vi que acontecia um evento matinal na "plaza" do Mall de Yarmouth. O evento reunia várias empresas que desenvolvem programas de apoio às comunidades e a Polícia de Yarmouth. Chamou-me a atenção uma viatura com as portas abertas e um policial educado explicando às pessoas como a polícia desenvolve suas atividades para a segurança dos moradores e pelo bem-estar da comunidade.
Perto da viatura, uma pequena banca com uma senhora atenciosa vendia os mascotes da polícia, feitos de pelúcia. Lá, as pessoas podiam comprar os cães K9, chamados de Satu (Pastor Alemão), Gauge (Labrador Preto) e Fredy (Malinois Belga). Apurei que aquela ação era da Fundação Polícia de Yarmouth.
Mas a polícia não tem orçamento governamental para desenvolver suas ações? Sim, tem. Mas toda a renda obtida com a venda das pelúcias e com os eventos sociais dos quais a polícia participa ou promove é utilizada para além de sua missão principal.
A fundação é uma organização sem fins lucrativos orientada para os trabalhadores e presta auxílio aos seus membros e às suas famílias em momentos de necessidade. Além disso, a fundação presta outros serviços na comunidade, como a concessão de bolsas de estudo, apoia organizações ou eventos dignos que invocam um espírito comunitário positivo.
Mais que isso: a fundação reforça a parceria entre a polícia e os moradores da cidade. Nesta parceria, além da segurança, existe uma relação respeitosa. Os policiais são profissionais extremamente bem preparados e tratam os residentes com educação e respeito.
A fundação serve como veículo para doações isentas de impostos, que recebe de empresas e pessoas que se dedicam à filantropia. Recentemente, a fundação lançou uma campanha de arrecadação para construir um complexo de formação de agentes na sede do Departamento de Polícia de Yarmouth. Esta instalação será a primeira do seu gênero na região do Cape Cod, permitindo que os agentes e as equipes K-9 treinem em ambientes realistas, numa área exterior e segura, atrás da sua sede.
O complexo terá o nome de Sgt. Sean M. Gannon K-9/Police Officer Training Facility e será dedicado em honra do Sgt. Sean Gannon, que foi assassinado no cumprimento de seu dever, em 12 de abril de 2018, enquanto cumpria um mandado de captura na cidade de Barnstable, vizinha de Yarmouth.
O orçamento do departamento de polícia é financiado pelos dólares disponíveis dos contribuintes para a segurança pública. Trabalhando como uma organização independente e sem fins lucrativos, a fundação mobiliza dólares privados para apoiar inovações e programas do departamento que não são financiados pelo orçamento existente, tais como o Programa de Vigilância Criminal da Vizinhança e a compra de equipamentos.
Como a região do Cape Cod é o lar de aproximadamente 30 mil brasileiros, dentre estes muitos que migraram de Governador Valadares, MG, Brasil, é justo o imigrante contribuir com a fundação, com um gesto simples, comprando um dos mascotes K-9. Um simpático cachorrinho custa apenas $ 30. Clique aqui e compre. Ou digite: https://interland3.donorperfect.net/weblink/weblink.aspx?name=E346987&id=14
Sobre o autor:
Alpiniano Silva Filho, o Tim Filho, é jornalista profissional, editor do Jornal da Cidade GV, associado da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) e Federação Internacional de Jornalistas (FIJ). Pesquisa sobre migrações internacionais e tem livro e artigos publicados sobre este tema. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, com projeto em jornalismo cívico.