Rotas turísticas fortalecem a economia do turismo

A diversidade cultural e religiosa do Brasil proporciona experiências únicas para os turistas vivenciarem uma verdadeira experiência de imersão na fé
Peregrinos na rota, fortalecendo a economia turística, o aumento do fluxo de turistas e proporcionando mais visibilidade aos territórios de abrangência. Divulgação Circuito Trilhas do Rio Doce
segunda-feira, 20 maio, 2024

A Instância de Governança Regional Trilhas do Rio Doce, atuando na região turística do Vale do Rio Doce tem um papel importante no fomento do turismo regional.

De forma integrada com os municípios associados desenvolveram duas rotas turísticas: Rota Caminhada da Fé Cônego Lafayette e Rota do Trem Trilhos e Trilhas, fortalecendo a economia turística, o aumento do fluxo de turistas e proporcionando mais visibilidade aos territórios de abrangência.

Rota caminhada da fé Cônego Lafayette  

O Brasil é um país de território extenso e de grande diversidade cultural e religiosa. Há pessoas com crenças afro-brasileiras, orientais, protestantes, cristãs, evangélicas e pentecostais que convivem, diariamente, em todos os espaços de nossa sociedade.

O país é extremamente rico nesse quesito, com diversas opções de cidades religiosas e eventos tradicionais ligados às crenças locais.

A diversidade cultural e religiosa do Brasil proporciona experiências únicas para os turistas que querem conhecer roteiros diferentes e vivenciar uma verdadeira experiência de imersão na fé.

O turismo religioso, no entanto, vai muito além das conhecidas peregrinações. Embora a fé seja predominante, os viajantes também querem conhecer a arquitetura local, as paisagens, a cultura e as encenações que remetem às festividades religiosas.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, as viagens motivadas pela fé movimentam boa parte do setor, desde o transporte até a rede hoteleira.

Segundo a Embratur, a religião é a segunda razão que leva os brasileiros a fazer as malas, perdendo apenas para o turismo de lazer. Mais do que uma manifestação de fé, o turismo religioso é um segmento que movimenta a economia e faz circular a renda.

Na região turística do Vale do Rio Doce há a rota religiosa Caminhada da Fé Cônego Lafayette, nos municípios de Coluna, José Raydan, Santa Maria do Suaçuí, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão. A região em destaque sempre teve ligada à fé e à religiosidade e, todo esse processo, caracteriza um enorme potencial turístico.

Caminha da Fé

A Caminhada da Fé iniciou-se de forma espontânea em homenagem à morte do Cônego Lafayette no dia 21 de setembro.

O Sérvulo de Deus Cônego Lafayette da Costa Coelho nasceu na cidade do Serro em 10 de novembro de 1886 e veio a falecer em Santa Maria do Suaçuí em 21 de setembro de 1961.

Homem de muita oração foi ordenado sacerdote em Diamantina, em 15 de abril de 1917. Desde então, e ao longo de 44 anos, exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Santa Maria do Suaçuí.

No dia 13 de novembro de 2000 o Vaticano autorizou o processo de beatificação do Servo de Deus, com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação.

Com o processo de beatificação em andamento e a presença de romeiros principalmente nas festas em homenagem ao Cônego e outras festividades religiosas na região, percebeu-se a necessidade de fortalecer o turismo religioso regional.

Neste contexto, o Circuito Trilhas do Rio Doce juntamente com os municípios iniciou um trabalho de formatação da rota religiosa mapeando os atrativos, serviços, produtos e sinalização turística. E foi desenvolvida a identidade visual da rota.

A rota vivenciada pelos peregrinos é traçada por área rural (estrada vicinal e trilhas), mas perpassa em estrada asfaltada e nos centros urbanos de todos os municípios envolvidos e culmina no Santuário de São Miguel e Almas em Santa Maria do Suaçuí.

A cidade tem um museu, memorial, sala dos milagres e grande acervo de objetos usados pelo padre retratando a história do Cônego Lafayette. A religiosidade leva as pessoas a muitos lugares. Uma experiência de fé e espiritualidade.

Mais informações: @rotacaminhadadafe

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu