Rota do Trem - Turistas de BH farão tour pelas Sete Maravilhas de GV

Pela primeira vez, oficialmente, a cidade receberá grupo de excursionistas de trem para viver Valadares
No dia 17 um grupo de 38 pessoas de BH chegará de trem a cidade para fazer o tour. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
sexta-feira, 9 fevereiro, 2024

Pico da Ibituruna, rio Doce, Ilha dos Araújos, praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. Você sabia que essas são as Sete Maravilhas da nossa cidade? Pois é, as atrações foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000.

Com base nelas o curso de Turismo da Univale criou o Projeto Bom Passeio, um tour pedagógico em parceria com a Mobi. Em 2023 por incentivo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), o Departamento de Turismo, executou o Projeto com remodelagem, que inclui a Secretaria Municipal de Educação (SMED) com as crianças do 4º ano da rede municipal e o projeto de Educação para o trânsito do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Agora a rota está caindo no gosto dos turistas. No dia 17 um grupo de 38 pessoas de BH chegará de trem a cidade para fazer o tour.

O passeio será feito no Trenzinho da Alegria contará a história da cidade desde os tempos do desbravamento e do encontro com os índios Botocudos, passando pelo distrito de Figueira, até curiosidades sobre alguns pontos turísticos do município.

O percurso será feito com trilha sonora de canções de autores valadarenses. O grupo também vai conhecer a Rota da Cerâmica e da Culinária afetiva, em que passearão no Pico da Ibituruna, e a Galeria de Arte Monhangara.

“A Rota do Trem faz parte do planejamento do turismo local e também será articulado com o Circuito Trilhas do Rio Doce, para potencializar o passeio bucólico no trem de Vale e conhecer as cidades ao longo do trajeto.

Criamos o roteiro junto com o guia do grupo. Ele já até agendou de trazer outro grupo para cá em março e estamos articulando também com agentes de Vitória e São Paulo”, contou a diretora de Turismo, Betinna Tassis.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu