Na manhã de hoje (29) os jurados do 1º Festival de Gastronomia da Abrasel fizeram um tour diferente. Trocaram a visita a bares e restaurantes pela Rota da Culinária Afetiva. Durante o passeio eles puderam sentir o cheiro de uma variedade imensa de ervas frescas e legumes orgânicos da Feirinha de agricultura familiar, conhecer empreendimentos com produtos para todos os gostos, além de aprender sobre a história por traz da Confeitaria Prado e da Queijaria Ribeiro Fiorentini.
A comitiva conduzida pela diretora de Turismo Betinna Tassis foi composta pela: professora e chefe de Gastronomia do Senac Izabela Almeida; influencer de Gastronomia e chefe de Cozinha da Frigoleste Juliana Oliveira; nutricionista e professora da Univale Eloisa Medeiros, renomado Chef do Senac e presidente da Frente da Gastronomia Mineira Edson Puiati; presidente da Associação do Mercado Municipal Willian Andrade Silva; diretora do Senac de Valadares Daniele Farias e pela comunicadora e pedagoga Gisele Xavier.
O grupo não só se encantou com os empreendimentos da rota, como aproveitou para fazer compras e teve gente que até se emocionou durante o passeio. “Eu fiquei emocionada. Tenho 36 anos e tinha partes do mercado que eu não conhecia. Os comércios, a feira, são partes de Governador Valadares que a gente nasce e mora aqui, e não conhece. Daí a importância desse trabalho do turismo que está sendo feito, essa rota afetiva, é realmente afetiva. E traz a gente memórias, o cheiro, o gosto, faz a gente reviver histórias. Estão de parabéns por esse trabalho: tanto das rotas culinárias quanto essa rota afetiva. Eu realmente fiquei bem emocionada com esse trabalho que eleva a gastronomia, o comércio, o serviço de Governador Valadares, parabéns!”, parabenizou a comunicadora e pedagoga Gisele Xavier.
O renomado Chef do Senac e presidente da Frente da Gastronomia Mineira Edson Puiati ficou impressionado como a banana é um ingrediente típico da região. “Estou muito encantado com a cultura e com a presença da banana como um elemento tão importante aqui da cultura alimentar, que ela aparece como protagonista em vários pratos. E assim, fazendo agora a rota vi que realmente vocês podem se considerar uma cidade gastronômica em potencial. Eu acho que vocês estão no caminho certo, fico muito feliz por estar fazendo parte desse primeiro festival, e quero contribuir muito com os meus conhecimentos e o que for preciso para que isso realmente torne essa cidade como talvez a melhor cidade do interior de Minas em termos de gastronomia. Tem que pensar grande, né?”, declarou.
Presidente da Associação do Mercado Municipal Willian Andrade Silva contou que no primeiro momento ficou com o pé atrás com a iniciativa da rota. “No começo eu tinha um pé atrás com a Rota Afetiva por ser uma iniciativa pública, mas depois vi que tinha pessoas sérias a frente e agora estou vendo que tem um potencial muito grande e a tendência é de crescê-la mais. A Rota Afetiva é uma coisa muito importante para divulgação, para conhecimento, apresentação de lojas, lojistas e produtos, e principalmente para o Mercado, que é um local raiz, é o coração da cidade, e nós estamos tentando levantar, tirar ele da UTI e colocar ele para sobreviver e respirar novos ares”, enfatizou.
Para o proprietário da loja Cheiro e Sabor, Raul Ospedal, a Rota da Culinária Afetiva promoveu upgrade no comércio. “A Rota da Culinária Afetiva veio pra trazer um ânimo pra gente, uma nova visão e um novo público. E está sendo muito proveitoso. Essa ação de levar os produtos para o aeroporto está ajudando muito na divulgação da loja. Às vezes as pessoas não conseguem vir até aqui. A prefeitura com esse projeto acaba levando o mercado pra essas pessoas. E, consequentemente, isso nos dá retorno porque elas têm curiosidade de conhecer também. E começam a vir mais no mercado, transitar mais no mercado, conhecer mais e criar memórias afetivas também”, destacou.
Rota da Culinária Afetiva
O passeio da Rota da Culinária Afetiva começa pela Fazendinha, passa pela feira de produtos orgânicos do Mercado, Casa dos Chás, Varejão Popular/É Café, Empório Rio Doce Pescado, Cheiro e Sabor, Jandaia Frutas, Kit Legumes e Frutas, Recanto do Queijo, Natuceres, Prado Gourmet e tem como destino final a Queijaria Ribeiro Fiorentini. A Rota Culinária Afetiva tem como objetivo despertar nos moradores de Governador Valadares e turistas memórias afetivas através dos sabores e aromas do Mercado Municipal e da cidade.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social