Abertas as inscrições para o curso Gestão de Riscos e Segurança no Turismo de Aventura

O curso, ministrado pelo Sebrae, tem como objetivo capacitar prestadores de serviço de turismo de aventura e ecoturismo para prevenir e remediar os riscos
No dia 23 deste mês, das 18h30 às 21h30, acontecerá um workshop no auditório do Sebrae (av. JK, 1074, Vila Bretas). As demais aulas serão online. Foto: Reprodução da Internet
sexta-feira, 10 novembro, 2023

Com o intuito de tornar o turismo de aventura e o ecoturismo mais seguros no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), vai promover o curso Gestão de Riscos e Segurança no Turismo de Aventura. A capacitação, que é gratuita, vai acontecer do dia 23 deste mês a 14 de dezembro. A iniciativa tem o apoio do Sebrae, ABETA e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR GV).

O curso é baseado na norma técnica da ABNT NBR ISO 21101, que traz regras para os segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, criando padrões de qualidade e segurança para a oferta das atividades. Durante a capacitação, serão abordados detalhes sobre como conduzir, avaliar, prevenir e controlar os riscos, além de como fazer atendimentos emergenciais. No dia 23 deste mês, das 18h30 às 21h30, acontecerá um workshop no auditório do Sebrae (av. JK, 1074, Vila Bretas). As demais aulas serão online.

Para participar do curso é necessário ter o cadastro de Turismo de Aventura ( clique aqui), atuar em Governador Valadares e ter participado dos cursos oferecidos pela Prefeitura. Ficou interessado em se inscrever? Então, não perca tempo, pois as vagas são limitadas a 30. As inscrições podem ser feitas clicando aqui .

“Ter um destino turístico seguro é importante para nossa cidade, que respira aventura, e o curso da ABETA tem os palestrantes Evandro Shultz e Carlos Alberto Ornelas Filho, que são referência no país. Vamos tornar nosso destino ainda mais atrativo com essa qualificação dos prestadores de serviço”, afirmou a diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis.

A legislação

As normas da ABNT foram criadas a partir do Programa Aventura Segura – PAS. Iniciado em 2006, o programa foi resultado de uma parceria entre a ABETA, o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional, e contribuiu para o desenvolvimento turístico de 17 regiões do Brasil, em 13 diferentes Estados, que passaram a ter o ecoturismo e o turismo de aventura como fonte de desenvolvimento econômico qualificado, certificado e estruturado localmente. Atualmente, o segmento possui 44 normas técnicas elaboradas especialmente para garantir a qualidade nos serviços e produtos em todo o país, das quais 19 foram transformadas em Normas Internacionais por meio da ISO Internacional Organization for Standardization, sendo a Norma Técnica ABNT ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança a espinha dorsal do sistema.

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) é uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne empresas que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura de forma profissional, sustentável e inovadora. Com associados espalhados por 19 Estados e no Distrito Federal, a ABETA forma uma rede qualificada de empresas e instituições comprometidas com o profissionalismo, com a diversão segura, com a preservação ambiental, com a sustentabilidade e com a prática de atividades ao ar livre.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu