1° Festival Gastronômico da Abrasel é sucesso

Foram 30 dias de festival com a participação de 53 estabelecimentos, mais de 150 mil participantes, mais de 80 pratos e movimentou mais de R$ 6 milhões na economia de GV
O 1º Festival Gastronômico da Abrasel terminou no último sábado (30). Foto: Divulgação Secom PMGV. Créditos: Leonardo Morais
segunda-feira, 2 outubro, 2023

O 1º Festival Gastronômico da Abrasel terminou no último sábado (30). O evento que durou 30 dias, contou com a participação de 53 estabelecimentos, mais de 150 mil participantes, mais de 80 pratos e movimentou mais de R$ 6 milhões na economia da cidade. Durante o festival os estabelecimentos produziram pratos inovadores e fizeram releituras de pratos típicos que foram avaliados pelo público e por um júri técnico que contou com a participação especial do renomado Chef do Senac e presidente da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati. A festa de encerramento, foi realizada nos dias 29 e 30, na Açucareira, quando foram premiados os vencedores das oito categorias. O grande vencedor da noite foi o chef Guilherme Matias, do Restaurante Matí, que conquistou o primeiro lugar nas três categorias que concorreu. O 1º Festival Gastronômico da Abrasel é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Vale do Rio Doce com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT).

A festa de encerramento foi um show à parte com programação para toda a família. A área da Açucareira se transformou numa grande praça gastronômica com alguns restaurantes que participaram do festival. Também teve área kids e shows com: Banda Arquivo 80, Banda Nosso Samba, Bel Vilela/Beto Leão e Tati Meira. O evento também teve um lado beneficente recolhendo doação de alimentos como entrada da festa. Foram arrecadados 3.500 alimentos, com os quais foram montadas 270 cestas básicas que posteriormente serão doadas para instituições atendidas pela 1º Igreja do Evangelho Quadrangular.

Foram oito categorias de pratos (Alacarte/Refeições; Porções/Entrada; Pizza; Hambúrguer/Sanduiche; Salgados/Padaria; Sobremesa/Confeitaria; Sushi; e Saladas). Cada estabelecimento apresentou de um a no máximo três pratos que foram avaliados segundo os critérios de: apresentação, sabor e inovação. O Chef Guilherme Matias, do Restaurante Matí, ganhou nas três categorias que concorreu. Dentre elas a mais concorrida (A la carte e refeições) e a que foi avaliada pelo chef Puiati (Prato Típico). Matias atribuiu a vitória a sua equipe e fez questão de mencionar o nome de cada um. “Em primeiro lugar, eu queria agradecer imensamente a minha equipe que nesse momento está lá agora, arrebentando, casa tá cheia, tá lindo! Dona Cecília, Jean, Gabriel, Fernanda, Bruno, Márcio, Alain, Stephanie, Daiane, dona Neusa vocês são sensacionais. Eu queria agradecer aos meus colegas participantes do concurso, porque colocar um prato no mundo sempre é um julgamento. Todos vocês são jurados todos os dias. Cada prato que eu solto, vocês podem avaliar. Então, isso é uma honra, é um desafio diário, e o nível de exigência lá em cima e assim, eu tô muito feliz e completamente surpreso, mas imensamente grato pela oportunidade de estar aqui com essas pessoas muito legais”, declarou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Vale do Rio Doce, Frederico José Rodrigues da Paixão, a realização do festival é a concretização de um sonho. “É um sonho que conseguimos realizar com muita luta. A Abrasel veio para apoiar qualquer tipo de movimento que contribua para promover os estabelecimentos e também a nossa cidade. O festival não é da Abrasel, é da nossa cidade e a gente precisa valorizar, participar para que o festival cresça cada vez mais”, enfatizou.

Assistente administrativa da Polícia Militar, Daniele de Souza Alvarenga Drumond, achou a iniciativa do festival excelente. “Divulga não só os melhores lugares que Valadares tem, mas também o melhor dos pratos que esses lugares oferecem, e que às vezes a gente desconhece. Isso a ajuda a movimentar o comércio e a vida noturna da cidade. E conciliar tudo isso numa competição saudável daquilo que eles têm de melhor para oferecer ganha todo mundo, o comércio e a gente que consome. É uma maravilha! ”, parabenizou.

Para diretora do Departamento de Turismo Betinna Tassis o festival não só melhorou a excelência dos estabelecimentos como também promoveu a união entre eles. “Eles se esmeraram no atendimento, na criatividade, na elaboração do prato típico, no entrosamento entre eles, não chegou a ser uma competição. Amizade entre os donos dos estabelecimentos fortaleceu a própria Abrasel. Para nós o Festival é um marco em relação à atração de turistas, para que eles possam conhecer as nossas novas rodas gastronômicas mapeadas pela prefeitura e que agora estão disponíveis para informar a todos que são moradores da cidade e a todos que vieram de fora, para eles conhecerem os nossos melhores estabelecimentos para alimentação fora do lar. A presença do Chef Puiati foi um fortalecimento dessa ação, de forma que nós agora temos um holofote, uma sementinha plantada para alavancar as outras ações de políticas públicas em parceria com o setor privado”, comemorou.

Assessora da Superintendência de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Michelle Andrade Cruz, veio especialmente para festa de encerramento e ficou encantada com o festival. “Eu tenho certeza que é o primeiro de muitos, vocês já começaram realmente um festival bem interessante pra ser o primeiro, olha o público, olha os números apresentados aí pela Abrasel, então vocês estão de parabéns mesmo. destacou.

Confira a relação dos ganhadores:

PREMIAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

Espetinho do Toninho – Salada

SUSHI

1º Nu Japa – Nu Japa 23 peças

2º Ragun – Combo Ragun Sushi Fest

SALGADOS/PADARIA

1º Dom e Arte Padaria - Rosca Toscana

2º Ki-Sabor Padaria da Ilha - Sanduíche no waffle com cappuccino

SOBREMESA/CONFEITARIA

1º Pizza Park - Sobremesa Açaí Especial no Coco

2º Armazém do Açaí Gourmet – Açaí do Chef

PIZZA

1º Mangia e Scappa – Montanara

2º Pizza Park – Guirlanda Suprema

3º Waldinelly – Waldinelly di Napoli

HAMBÚRGUER/SANDUÍCHE

1º Deck Açai Food - Combo Deck Artesano + Sobremesa

2º Champ’s Hamburgueria – Especial Champ’s

3º Gama Grill – Gama Bacon Agridoce

PORÇÕES/ENTRADA

1º Matí Food Lab – Bolinho de feijão tropeiro

2º Butecando – Patacon de camarão

3º Los Hermanos – Coxinha de costela

ALACARTE/REFEIÇÃO

1º Matí Food Lab - Gnocchi de Baroa com Mignon ao molho de ervas e conhaque

2º Peixe Vivo - Camarão no Coco

3º Bar do Peça - Rabada Paulista com Batata Baroa

PRATO TIPICO

1º Matí Food Lab – Gnocchi do Sertão

2º Buteco do Dani – Executivo da Chef Danila Godoy

3º Quintal Grill – Gin de Minas Gerais

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu