Durante todo o dia de hoje (1º) está acontecendo no Mercado Municipal uma programação especial com palestras, distribuição de material educativo e de preservativos, além da realização de testes rápidos, bem como outros serviços de saúde.
A ação acontece no Dia Mundial da Luta Contra a Aids e marca o início da Campanha Dezembro Vermelho. A iniciativa da Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE), conta com o apoio da Faculdade Anhanguera, do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST) e da Superintendência de Saúde.
De acordo com o coordenador do CRASE, Valdivino Lima, houve um aumento de infecção por HIV em jovens de 15 a 25 anos. “Hoje a nossa preocupação e um dos nossos focos é conscientizar a juventude para voltar a usar preservativo e se testar. Hoje é disponibilizado um tratamento seguro para pessoa que tem HIV e, se tratado adequadamente, não evolui para aids”, enfatizou.
O autônomo Vitor Hugo Gonçalves considera a iniciativa um privilégio. “Considero um privilégio participar desta ação hoje. É raro ter isso. Quando eu morei no Espírito Santo, fiz esses testes; tem cinco anos que voltei para Valadares e é a primeira vez que vejo isso aqui. É bom fazer os testes para ver como está a situação do nosso organismo”, afirmou.
Moradora de Divino das Laranjeiras, a professora aposentada Margarida Aniceto Tomé foi surpreendida pela ação. “Eu vim a Valadares para fazer exames e aproveitei para andar pelas ruas e ver as modas. Achei ótima esta iniciativa da Prefeitura porque o povo precisa disso. É muito melhor prevenir do que remediar. Outro dia mesmo fiz exame e constatei um nódulo no útero; já tirei e, graças a Deus, a biópsia não acusou câncer”, contou.
Campanha Dezembro Vermelho
A Campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante este mês, o Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE) intensifica as ações de orientação, proteção e diagnóstico precoce dessas infecções.
Entre as ações promovidas estão a realização de blitze educativas em semáforos, testagem em empresas e palestras educativas com distribuição de preservativos. E mais: os jovens também serão abordados com informação e distribuição de camisinhas em pontos de encontro, como bares e boates, em horário noturno.
O CRASE fica na rua Osvaldo Cruz, 234, Esplanada. Telefone: 3271.3048 ou 3271.6836.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social