Na última segunda-feira (25), Valadares recebeu mais 12 novos médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Com a chegada desses médicos generalistas e especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que são todos de nacionalidade brasileira, Valadares conta agora com 51 profissionais atuantes pelo Programa; isso porque alguns já estavam em assistência no município e outros foram recontratados.
A chegadas desses profissionais vem para reforçar os atendimentos na Atenção Primária, bem como mostrar que o nosso município está trilhando o caminho certo para oferecer saúde integral, serviços ainda mais qualificados, humanização, dignidade e cuidados para a população – que é quem sai ganhando. “Com os recém-chegados, Valadares avança em mais uma etapa. São médicos com especialização em Medicina de Família e comunidade e generalistas que vem fortalecer e qualificar a Atenção Primária, aumentando o acesso da população aos cuidados em saúde”, explicou a coordenadora do Programa Mais Médicos em Valadares, Ana Paula Vilas Boas Wheberth.
Lembrando que todos eles ingressaram em editais abertos neste ano.
As unidades contempladas com os novos médicos foram as Estratégias Saúde da Família (ESF) Turmalina 2 e 3; ESF Elvamar; EAP São Raimundo; ESF Itapinoã; ESF Baguari; ESF Xonin; ESF SIR 2; EAP Lourdes; ESF Santa Paula; ESF Azteca e EAP Vila Mariana.
O acolhimento desses profissionais será feito pelo secretário municipal de saúde, Leandro Amaral, às 8 horas, no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), que fica na rua Teófilo Otoni, 288, Esplanada – no primeiro andar do prédio da Policlínica
Mais Médicos
O Governo Federal realizou melhorias para o atual modelo do programa. Os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado; benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas; e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais também terão direito a licença com manutenção de 20 dias.
Para atrair os profissionais brasileiros, o Ministério da Saúde e o da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que terão ajuda para quitar o FIES. O Mais Médicos para o Brasil, foi criado em 2013 e representou uma importante e inédita iniciativa de provimento de médicos.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social