Nesta quinta-feira (20) é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e a data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de se cuidar da saúde da boca e, dessa forma, garantir mais saúde e qualidade de vida para o corpo como um todo.
Em Valadares, a rede pública conta com um serviço estruturado para atender desde os cuidados básicos e preventivos (nas unidades de saúde que contam com consultórios e 56 equipes de saúde bucal) até os tratamentos especializados e mais complexos, que são feitos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
No local são ofertados diversos serviços como: atendimentos de tratamento dentário especializado em crianças, cirurgias odontológicas (extração do siso), periodontia (tratamento de gengiva, perda óssea), endodontia (canal), estomatologia (lesões bucais, detecção de câncer bucal) e pacientes especiais (síndromes, limitações físicas, motoras e intelectual).
Atualmente, seis endodontistas, três bucomaxilo, dois periodontistas, dois profissionais para pacientes especiais, dois odontopediatras e quatro profissionais especialistas em próteses se revezam para zerar a fila de cirurgias (que estava parada desde novembro do ano passado e contava com mais de 1.500 pessoas aguardando). Para isso, o CEO voltou a funcionar em três turnos: das 7 às 11 horas, das 11h às 15h e de 15h às 19h. Antes o serviço era encerrado às 17h.
E o Centro, que fica no segundo andar da Policlínica, agora conta também com um aparelho de raio X periapical em funcionamento e outro de reserva. Tudo para garantir assistência de qualidade, segurança, economia, resolutividade, atendimento integral e agilidade para os pacientes.
Além disso, a Atenção Odontológica da cidade conta com um fluxo organizado entre a Atenção Primária, Secundária e Terciária – assegurando atendimento àqueles que mais necessitam. “Nosso desejo é oferecer o melhor para a população, fortalecendo a comunicação entre os coordenadores e ajustando os processos de triagem e atendimento. Nós queremos que cada pessoa, que passe pelo sistema de saúde bucal, tenha uma experiência qualificada e resolutiva”, destacou a coordenadora do CEO, Thalita Soalheiro.
Portanto, nesta data especial, a Prefeitura reforça a importância da prevenção e do acesso aos serviços odontológicos públicos. E informa que segue comprometida em aprimorar a saúde bucal da população, promovendo qualidade de vida e bem-estar a todos.
É muito importante ressaltar que os atendimentos aos usuários realizados no CEO, se dão via encaminhamento, após avaliação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). O município conta com 56 equipes de saúde bucal nas unidades de saúde da área urbana e rural.
Saúde bucal em números
De janeiro a março de 2024, mais de 800 procedimentos foram feitos em pacientes especiais, sem contar os menos que 50 procedimentos de endodontia e menos que 70 de periodontia.
No mesmo período deste ano, foram mais de 800 procedimentos realizados em pacientes especiais, além de mais de 300 procedimentos de periodontia e mais de 100 canais tratados no CEO de Valadares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social