Vacina contra o HPV: sobram doses e falta informação

De 2014 a 2023, foram vacinados 57,20% de meninas e 32,01% dos meninos, dos 9 aos 15 anos em Valadares; ambos no esquema de duas doses
Vacina HPV. Foto: Reprodução da Internet
quarta-feira, 3 abril, 2024

Na última terça-feira (2), o Ministério da Saúde (MS) anunciou uma novidade! É que a vacina contra o HPV será aplicada em dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos, bem como para adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam nenhuma dose ainda.

A mudança ocorreu após estudos mostrarem que apenas uma dose pode fornecer proteção igual a duas ou três doses.

No caso de imunossuprimidos, é preciso manter até três doses.

Só uma coisa ainda não mudou: a desinformação da população, que insiste em questionar a eficácia e a segurança do imunizante, além de propagar informações infundadas.

E isso reflete no baixo índice de vacinação em todo o Brasil, inclusive em Valadares. Na cobertura acumulada, ou seja, de 2014 a 2023, foram vacinados no nosso município 57,20% de meninas dos 9 a 15 anos e 32,01% dos meninos na mesma faixa etária; ambos no esquema de duas doses.

“Desde 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com a meta de eliminar o câncer de colo de útero, classificando-o como um problema de saúde pública mundial. E a melhor forma de se proteger contra o HPV, é se vacinar e usar camisinha durante as relações sexuais. Portanto, leve seu filho à unidade de saúde da sua área de abrangência e mantenha-o protegido. Vacinas salvam vidas, sim!”, explicou a coordenadora do setor de Imunização, Dra Márcia Cordeiro.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu