Embora Valadares não tenha registrado nenhum caso de febre amarela nos últimos anos, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da vacinação.
Afinal a vacina continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, e a colaboração da população, é essencial para manter o município protegido.
Público-alvo a ser vacinado:
- Crianças com 9 meses de idade devem receber a primeira dose da vacina;
- Aos 4 anos, é necessário tomar a dose de reforço.
- Pessoas de 5 a 59 que não foram vacinadas ou que não possuam comprovante de vacinação;
- E pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos também devem ser vacinadas com a dose de reforço.
A vacina encontra-se disponível, gratuitamente, nas salas de vacina das unidades de saúde que estão em funcionamento na nossa cidade. Não esqueça de levar a caderneta de vacinação, um documento com foto de identificação e cartão SUS.
Importante: o macaco não transmite a febre amarela. Os transmissores da doença são os mosquitos Haemagogus e Sabethes nas áreas de mata e o Aedes Aegypti em áreas urbanas. Medidas como o uso de repelentes, roupas longas, instalação de telas em portas e janelas, cuidados ao circular por regiões de mata ajudam a evitar a exposição ao vírus.
A SMS orienta que a presença de macacos mortos ou doentes pode ser um indicativo da circulação do vírus na região. Nestes casos, a população deve acionar imediatamente o CCZ (3273-1014) para que as providências sejam tomadas.
Lembrando que a prevenção é um compromisso de todos!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social