A Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convoca todos as pessoas com mais de 6 meses, que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) para tomarem a dose da vacina monovalente atualizada com a subvariante Ômicron XBB 1.5, contra a Covid-19.
Lembrando que a vacinação em questão já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Portanto, todos os pequenos nessa faixa etária deverão receber duas doses da XBB.
As pessoas a partir de 5 anos de idade, que fazem parte dos grupos prioritários, também precisam receber a nova vacina.
Já o público de 5 a 59 anos, que não faz parte dos grupos prioritários e nunca foi vacinado com as doses utilizadas até então, também pode receber a vacina atualizada, no esquema de uma dose.
O esquema primário é de uma dose, exceto para os imunocomprometidos. A XBB deve ser aplicada com intervalo de três meses após a última dose de qualquer outra vacina da Covid.
Mas, atenção! Idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas deverão receber duas doses da XBB, com intervalo de 6 meses entre elas.
Os demais, pertencentes aos grupos prioritários, receberão apenas uma dose. Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; Indígenas vivendo em terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (com idade igual ou superior a 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
As doses estarão disponíveis em todas as salas de vacinas das unidades de saúde do nosso município a partir de segunda-feira (27). Além disso, é importante levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares