Por Lígia Heringer
A UNIVALE tem motivos de sobra para comemorar, pois seu projeto no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade foi aprovado na 24ª posição entre os 150 selecionados em todo o país.
Esta é a melhor classificação já alcançada pela instituição em todas as tentativas de participação. E para quem já tinha sido aprovado nas duas edições anteriores do programa, este é um motivo adicional para celebrar.
Fotos: Divulgação Univale
"Este é um marco significativo para nossa instituição, refletindo o compromisso e a excelência de nossa comunidade acadêmica em promover a equidade e a inclusão na saúde", afirma o professor responsável pelo projeto na UNIVALE, Leonardo Oliveira Leão e Silva.
"É um momento de celebração não apenas pessoal, mas também para todos aqueles que apoiaram o desenvolvimento dessa proposta que trará mais de R$ 1.100.000,00 em bolsas de incentivo ao estudo por meio da aprendizagem pelo trabalho para 10 cursos da saúde e ciências sociais aplicadas", completou.
Instituído pelas Portarias Interministeriais n° 421 e nº 422, de 03 de março de 2010, o programa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, sob a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O PET-Saúde Equidade busca preparar os estudantes para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma sensível e eficaz, envolvendo-os em práticas reais de saúde.
Esta abordagem contribuirá para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes, promovendo uma conexão direta entre a academia, os serviços de saúde e a comunidade. Para a reitora da UNIVALE, a professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a aprovação coroa um trabalho de sucesso que já vem sendo desenvolvido ao longo dos anos em prol da saúde da comunidade e para a formação dos alunos da instituição.
“A nossa aprovação neste edital do PET-Saúde foi muito comemorada e mostra a nossa maturidade ao longo do tempo, como que a gente foi amadurecendo as nossas ações e estando cada vez mais preparado para contribuir com a formação na área da saúde”, ressalta.
Projeto mobilizou professores de diversos cursos da instituição
Entre os participantes desta proposta, destacam-se 12 professores de diferentes cursos, cuja competência e comprometimento se destacaram durante o processo de seleção. Dentre eles, estão Mônica Valadares e Valéria Ambrósio (Enfermagem), Tandrécia Oliveira e Daena Cunha de Fialho (Psicologia), Tatiana Pascoal e Milena Simões (Nutrição), Cláudio Machado e Ayla Norma (Odontologia), Cléber Amorim (Educação Física), Claudine de Menezes (Farmácia), Luis Henrique Neves (Fisioterapia) e Edmarcius Novaes (Pedagogia).
Professor do curso de Pedagogia, Edmarcius enfatiza a aprovação do projeto. “Essa edição do PET- Saúde irá priorizar a valorização das trabalhadoras no SUS, criando um ambiente inclusivo e respeitoso”. Ao falar sobre a relevância da participação da UNIVALE, completou: “acredito que nossa posição entre os 25 primeiros, superando grandes instituições como a USP e a UNICAMP, é extremamente positiva e impactante para a região de Governador Valadares e municípios do entorno".
A aprovação é, sem dúvida, um reconhecimento da qualidade do ensino e da pesquisa realizados na instituição, que busca constantemente inovar e contribuir para o avanço do conhecimento.
“Estamos felizes com a aprovação do projeto e, ainda mais, com a boa colocação neste edital. O curso de Psicologia tem participado do projeto desde sua primeira edição e os trabalhos realizados renderam produtos muito exitosos, como publicações de artigos e trabalhos científicos", destacou a professora Tandrécia Oliveira.
"Estar no Programa PET-Saúde é uma experiência enriquecedora. A integração ensino-serviço-comunidade estimula não só ao aluno, mas também os tutores e preceptores a desenvolverem atividades de pesquisa com mudanças significativas e efetivas em todas as realidades", completou a professora Daena Fialho.
Com a participação no PET-Saúde Equidade, a UNIVALE abre novas portas para o desenvolvimento de ações que visam à melhoria da saúde pública, com foco especial na justiça social e no acesso igualitário aos serviços de saúde. Este é um passo importante para fortalecer a missão da universidade e seu papel transformador na comunidade.