Mesmo com o fim da pandemia, decretado oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é fato que não podemos relaxar em relação aos cuidados e à prevenção da Covid-19.
Para isso, precisamos lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, além de evitar tocar os olhos, boca e nariz, cobrir a boca ao tossir e/ou espirrar, usar máscara caso apresente sintomas de gripe e, claro, manter o esquema vacinal atualizado.
Essas medidas são importantes para manter sua saúde em dia e também daqueles que te cercam; bem como evitar ser contaminado e transmitir novas cepas do Coronavírus, que vem aumentando o número de casos de Covid-19.
Preocupado com esse aumento, que até o dia 25 de novembro deste ano, somam 1.747.130 casos e 13.936 mortes por Covid-19 no Brasil; sendo 29.638 casos novos e 319 mortes entre 19 e 25 de novembro de 2023, o Ministério da Saúde recomenda o segundo reforço de Bivalente.
Portanto, se você tem 60 anos ou mais ou se enquadra no grupo dos imunocomprometidos com idade a partir de 12 anos, e recebeu o primeiro reforço da Bivalente há, pelo menos seis meses, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, a partir desta sexta-feira (8), para receber a segunda dose de reforço e se proteger contra as variantes do vírus.
Lembrando que para se prevenir da Covid-19, é necessário ter completado o ciclo vacinal, incluindo as doses de reforço, respeitando os devidos intervalos.
É importante levar a caderneta de vacinação e, no caso de imunocomprometidos também um laudo médico!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social