"Saúde em Primeiro Lugar" promove treinamento para profissionais da saúde

As equipes de saúde recebem orientações, trocam experiências, compartilham rotinas, dificuldades e aprendem novos conteúdos com um psicólogo
O Programa “Saúde em Primeiro Lugar”, da Prefeitura de Valadares, vai muito além de obras, reformas e construções. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 21 junho, 2024

O Programa “Saúde em Primeiro Lugar”, da Prefeitura de Valadares, vai muito além de obras, reformas e construções. Ele contempla também a área do conhecimento.

Prova disso é que, desde o dia 10 de junho, os servidores da Atenção Básica e do e-Multi estão participando de capacitações, realizadas diariamente das 13h às 16h, nas próprias unidades de saúde, pelo psicólogo da AFVM Consultorias e Associados, Mikael Barbosa. 

As equipes de saúde recebem orientações, trocam experiências, compartilham suas rotinas, dificuldades e acertos, além de aprenderem novos conteúdos com o psicólogo -  que utiliza vídeos, diálogo, escuta e dinâmicas durante seu trabalho.

Ontem (20), ele se reuniu com três integrantes da ESF SIR II, na própria unidade. Os grupos são menores para garantir a proximidade e confiabilidade entre si. Metodologia que tem dado certo.

A técnica em enfermagem da ESF SIR II, Neusa Valverde, contou que foi para o encontro imaginando que seria um momento entediante. Mas para sua surpresa, saiu de lá, renovada.

“Muitas vezes nos deparamos com pacientes que não sabem esperar, com alta demanda, sem contar os problemas pessoais; juntando tudo, no final do dia acabamos estressados. Mas o Mikael nos mostrou como lidarmos com isso, de uma forma leve e agradável. Saio desse treinamento bem melhor do que entrei, porque me foram ensinadas coisas novas que, certamente, colocarei em prática no aspecto profissional e pessoal. Só tenho a agradecer”, disse ela.

“A proposta é trabalhar quatro eixos de atuação nas Estratégias Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde: o acolhimento, o atendimento ao usuário, o serviço humanizado de saúde e a escuta qualificada do paciente. E também entendermos as situações dentro das unidades para, juntos, pensarmos em maneiras de solucionarmos os conflitos, buscando a qualidade no atendimento de saúde. Já passamos por oito unidades de saúde e tem sido muito gratificante, pois os profissionais têm recebido muito bem a capacitação e eu estou muito feliz por eles estarem abertos ao diálogo”, explicou Barbosa.

Na segunda-feira (24), será a vez da equipe da ESF Santos Dumont II receber a visita, que acontecerá das 13h às 16h, na própria unidade.

Já receberam o treinamento, as equipes das ESF’s Centro, São Tarcísio, Carapina I, II e EAP Carapina, Sir I e II e Santos Dumont I, totalizando cerca de 45 profissionais melhor preparados.

Os treinamentos acontecerão também durante todo o mês de julho, tendo em vista, que todas as equipes das unidades de saúde e do e-Multi serão capacitadas.

Serviço: A ESF Santos Dumont II fica na rua Trinta e cinco, nº 67, Santos Dumont.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu