Saúde alimentar e nutricional são foco da SEMA em atividades para este fim de semana

Evento na tarde de hoje na CECAF abriu atividades de comemoração pelo Dia Mundial da Saúde e Nutrição; ações continuam neste sábado e domingo nas feiras livres do Centro e Mercado Municipal
Nutricionista da SEMA, Vitória Paes, destacou que o objetivo da palestra é “falarmos sobre boas práticas de manipulação dos alimentos. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 27 março, 2024

Em Governador Valadares, saúde é coisa séria e passa pela nutrição das pessoas. Por isso, o compromisso da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Abastecimento (SEMA), na ocasião da comemoração do Dia Mundial da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, em oferecer uma programação à população recheada de informação, orientações que podem fazer a diferença para uma dieta mais saudável e consciente, sem desperdício de alimentos.

Com a parceria do SESC, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/campus Governador Valadares e Secretaria de Municipal de Saúde, serão três dias de atividades. E na tarde de hoje (27), uma palestra e uma degustação de alimentos preparados com produtos recebidos, selecionados e sanitizados pelo Banco de Alimentos de Valadares abriram a programação na Central de Abastecimento (CECAF), na Vila Isa.

A palestra foi ministrada pela nutricionista da SEMA, Vitória Paes, e por acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/campus Valadares, estagiárias do Departamento de Abastecimento da SEMA, a representantes das 28 entidades sócio assistenciais assistidas pelo Banco de Alimentos de Valadares.

Informações sobre a importância da higiene e sanitização dos produtos, bem como cuidados importantes no manuseio de alimentos prenderam a atenção dos participantes. Um e-book foi confeccionado e enviado aos presentes com receitas alternativas e que evitam o desperdício de ingredientes, com seu aproveitamento integral.

Nutricionista da SEMA, Vitória Paes, destacou que o objetivo da palestra é “falarmos sobre boas práticas de manipulação dos alimentos que eles recebem com as doações feitas pelo Banco de Alimentos de Valadares, como tem que ser desde o transporte até quando chega na entidade: a higienização, o armazenamento, até mesmo o preparo, e o que pode ser feito com o aproveitamento integral desse alimento. Esta é uma forma de oferecermos segurança alimentar e nutricional às pessoas e contribuirmos para a diminuição da perda de alimentos”

Phelype Santos Vitório de Oliveira, cozinheiro na Cristolândia, estava junto com outros companheiros da instituição, atentos. “As informações desta palestra nos ajudam muito porque preparamos o alimento para toda a comunidade da entidade, e será mais conhecimento sobre o manuseio e o reaproveitamento de alimentos que já praticamos”, disse.

A auxiliar de serviços gerais no Centro Pop da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Maria de Lourdes Sabino, quer usar os conhecimentos para melhorar seu trabalho no equipamento que atende a população em situação de rua. “A palestra vai me ajudar a ter mais conhecimento para manusear os alimentos. Como os alimentos são doados ao Centro Pop, quero fazer o melhor para atender os usuários do equipamento”, comentou.

Mais de 1 tonelada de alimentos doados pelo Banco de Alimentos

Diretor de Abastecimento da SEMA, Josimar Correia de Araújo, informou que, atualmente, a SEMA atende por meio do Banco de Alimentos 3,5 mil pessoas semanalmente de 28 entidades com a doação de alimentos que são acompanhados por uma nutricionista. Isso corresponde a entrega de 1 tonelada e 200 quilos semanalmente só de alimentos reaproveitados.

“A importância de reunir as entidades aqui é passar para seus representantes a importância do trabalho que realizamos, esse esforço de combate ao desperdício, apresentando a eles alternativas de aproveitamento 100% dos produtos e boas práticas de manuseio dos alimentos porque não basta doarmos, e não termos um bom aproveitamento pelas entidades”, ressaltou.

Confira a programação para sábado (30) e domingo (31) nas feiras livres:

Dia 30 de março

Tema: Orientação “10 passos para uma alimentação saudável” e “Trocas inteligentes”

Serviços: aferição de pressão, auriculoterapia, vacinação, teste de glicemia, teste rápido de Covid-19 e orientação nutricional

Apoio: UFJF/GV, E-Multi, Vigilância em Saúde e Sesc/GV

Local: Feira Livre do Centro (rua João Pinheiro, Centro)

Horário: 8h às 12h

Dia 31 de março

Tema: Orientação “10 passos para uma alimentação saudável” e “Trocas inteligentes”

Serviços: aferição de pressão, auriculoterapia, vacinação, teste de glicemia, teste rápido de Covid-19 e orientação nutricional

Apoio: UFJF/GV, E-Multi, Vigilância em Saúde

Local: Feira Livre do Mercado Municipal (rua Bárbara Heliodora, Centro)

Horário: 8h às 12h

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu