Aconteceu na manhã de hoje (22), na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), a eleição e posse dos novos membros dos conselhos diretor e fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) para o biênio 2025/2026.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais Nunes, assumiu a presidência do conselho diretor. Em seu discurso, Gustavo anunciou que já foi aprovada a construção da nova sede do consórcio em Valadares e que ainda este ano o governo do Estado entregará um helicóptero para atender os 86 municípios que fazem parte do consórcio.
“A nossa intenção na verdade é fazer um trabalho técnico em que o consórcio estará mais próximo dos prefeitos, das prefeituras, das secretarias municipais de saúde, para que a gente possa de fato entender aquilo que é a necessidade dos municípios e o que eles esperam desse consórcio. Nós temos uma abertura muito importante com o Governo do Estado de Minas Gerais e temos um desafio que é de fato de fazer 100% da cobertura de toda a região do Samu Regional”, declarou.
O prefeito de Valadares, Coronel Sandro, esteve na cerimônia e destacou a importância do Consurge para a nossa cidade e região.
“O Consurge não é importante somente para Governador Valadares, mas para um conjunto de municípios do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço nas questões do atendimento médico de emergência e urgência. Nós acreditamos que a união de municípios nessa área tem que ser fortalecida e nós queremos que essa presença seja maior ainda, com uma estrutura maior, mais adequada, mais eficiente – que é um ganho para Governador Valadares e os demais municípios que fazem parte do consórcio. Sentimo-nos orgulhosos de poder fazer parte desse tão importante sistema de saúde para a nossa região”, afirmou.
Consurge
O Consurge foi criado em março de 2014 em assembleia que envolveu toda a rede ampliada da região. O objetivo do consórcio é gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) – que é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com os municípios consorciados junto ao Ministério da Saúde – da região Macroleste de Minas Gerais, que envolve 86 municípios, com mais de 1,5 milhão de habitantes. Para isso, conta com uma central de regulação e 27 cidades distribuídas estrategicamente com 29 bases operacionais em todo Vale do Rio Doce e Vale do Aço.
Atualmente, a sede operativa do Consurge funciona na Rua Pedro Lessa, 126 - bairro de Lourdes.
Confira a nova composição dos conselhos:
Conselho diretor
Presidente: Gustavo Morais Nunes (prefeito de Ipatinga)
Vice-presidente: Lucas Coimbra Donádia (prefeito de Itabirinha)
Secretário: Fabrício Dayrell Oliveira Alvarenga (prefeito de Peçanha)
Conselheiros: Elcio de Almeida Ataíde (prefeito de Antônio Dias); Raulisson Morais (prefeito de Açucena); Sadi Lucca (prefeito de Coronel Fabriciano); Rogerio Vicente Mendes (prefeito de Cuparaque); Jackson de Oliveira Machado (prefeito de Capitão Andrade); Arthur Di Carlo Ferreira e Silva (prefeito de Itanhomi); e Roberto de Oliveira Queiroz Costa (prefeito de Cantagalo).
Conselho fiscal
Presidente: Karla Pessamílio Souza Lopes (prefeita de Mathias Lobato)
Vice-presidente: José Ismar de Assis Neto (prefeito de Virgolândia)
Secretário: Marcos Alexandre Gonçalves Sordine (prefeito de São Félix de Minas)
Conselheiros: Giovanni Corrêa da Silva (prefeito de Caratinga); Vitor Vicente do Prado (prefeito de Timóteo); Marcos Antônio Marques (prefeito de Entre Folhas); Nemias Martins de Souza (prefeito de Resplendor); e Paulo Antônio de Souza (prefeito de Mendes Pimentel).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social