Residência Multiprofissional forma terceira turma de especialistas em Saúde da Família

Após dois anos de curso com dedicação exclusiva, 15 profissionais receberam hoje a certificação em cerimônia que aconteceu no auditório da Prefeitura
3ª turma do Programa Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quinta-feira, 29 fevereiro, 2024

Na tarde desta quinta-feira (29), a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, certificou mais 15 profissionais das áreas de enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia, serviço social, educação física e nutrição com o título de especialistas para atuação na rede de Atenção à Saúde.

A formação contemplou dois anos de dedicação exclusiva dos residentes cumprindo uma carga horária prática e teórica em Saúde da Família com atuação direta junto à comunidade assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de atendimento.   

image 241

A oradora da turma, fisioterapeuta Rebeca Leite, entre a coordenadora do Coremu Viviane Dias e a preceptora e coordenadora de Fisioterapia, Fernanda Marinho. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais

O chefe de Gabinete, coronel Sebastião Siqueira, representou o prefeito André Merlo que está em viagem a Belo Horizonte, onde participou, também hoje, de cerimônia para assinatura dos termos de retomada das obras do Hospital Regional.

O Secretário Municipal de Saúde de Valadares, Leandro Amaral Andrade, que acompanhou o prefeito na capital mineira, também foi representado pelo coordenador do Núcleo de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (NIESC) da Secretaria de Saúde, Micael Alves.

Micael Alves destacou que diferentemente dos programas de residência médica, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família engloba todas as outras áreas do conhecimento e categorias profissionais presentes dentro das unidades de saúde.

image 242

Formatura da 3ª turma do Programa Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais

“Essa modalidade de pós-graduação, no formato de residência, é o padrão ouro que temos atualmente de qualificação profissional no campo da educação continuada no país. O profissional que está inserido na residência, aprende e o retorno dessa aprendizagem é diretamente para o serviço de saúde, o que fortalece não apenas a atenção primária na saúde, mas o SUS de um modo geral; os profissionais estão aptos a atuar em qualquer serviço da atenção primária em Governador Valadares, em Minas Gerais ou no Brasil”, avaliou.

Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, Viviane Dias, explicou que a residência é uma especialização prática. “A maior carga horária dos residentes durante o programa é constituída em parte prática dentro do serviço. Eles são formados, qualificados, para atuarem dentro da atenção primária à saúde”, disse.

A enfermeira, Marina Borges, é uma das residentes que se formou no dia de hoje. Ela contou que buscou a formação pelo interesse em se tornar uma enfermeira especialista em Saúde da Família com foco no cuidado, na prevenção e na promoção de saúde. “Estou muito feliz e satisfeita por termos concluído com sucesso a residência. E espero atuar de forma humana e com empatia para melhorar a saúde do usuário do SUS”, disse.

O farmacêutico, Igor Dias, também se formou especialista em Saúde da Família. E o desejo da especialização surgiu ainda na graduação.

“Desde a minha formação na graduação, sempre tive muito interesse pelo Sistema Único de saúde. A prática do atendimento, a realidade da pessoa que busca o SUS, sempre me encheu os olhos. Em minha profissão, somos conhecidos muito pelas atividades mais técnicas, e essa atividade técnico-assistencial, que é o cuidado do paciente, que a especialização em Saúde da Família me oportuniza agora, sempre foi uma coisa que quis fazer e me aprimorar. Minha perspectiva é continuar inserido nesse âmbito do SUS profissionalmente”, contou.

O Programa teve início em 2020. Para a execução das atividades, os residentes recebem uma bolsa, são orientados e acompanhados por médicos preceptores especializados e empenhados em contribuir da melhor maneira para a capacitação daqueles que se encontram em formação profissional. 

Com a quarta turma do Programa já em seu segundo ano, amanhã, dia 1º de março, terão início as aulas da quinta turma da residência em Saúde da Família.

Também participaram da solenidade que aconteceu no auditório Luiz Franco, 5º andar da Prefeitura, a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Carmen Silvia Rodrigues Portes, e representando a Câmara Municipal, o vereador Paulinho Costa que lembrou a aprovação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Câmara Municipal, como proposta encaminhada pelo Poder Executivo, e reconheceu sua importância para Governador Valadares que é polo regional em saúde. O programa é realizado em parceria com o Ministério da Saúde.

por Assessoria de Comunicação/Secom

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu