Nos últimos anos os índices vacinais estão caindo, em Governador Valadares, para conscientizar os pais sobre a importância das vacinas e aumentar a cobertura vacinal a Prefeitura lançou o Projeto Vacina nas Escolas.
A vacinação nas crianças de seis meses a cinco anos na rede municipal começou em março na E.M. Professor Damon de Lima, mas o lançamento oficial aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no CMEI Rubens Amaral. O projeto da Prefeitura é desenvolvido através da parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SMED).
De acordo com o promotor Thomas Henriques Zanella Fortes o projeto surgiu depois que o Ministério Público procurou a prefeitura para desenvolver uma ação para aumentar os índices de vacinação.
“A Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e de Educação, criou todo o projeto. Hoje estamos aqui dando início neste trabalho de prevenção importantíssimo, para logo colhermos ótimos frutos e voltarmos a ter uns bons índices de vacinação, porque, além de tudo, isso é eficiência administrativa.
O dinheiro que gasta aqui na vacinação evita que crianças e adultos venham a desenvolver doenças e esse dinheiro poderá ser usado para realizar outras ações para nossa cidade”, destacou.
O secretário de Saúde Leandro Amaral informou que a vacinação vai ser realizada nas escolas urbanas e rurais do município.
“Nós temos um desafio muito grande nos próximos anos de aumentar a nossa cobertura vacinal. Eu acho que é muito importante principalmente para os pais que estão aqui poder ver que está sendo garantido o acesso a seus filhos a saúde de qualidade e poder reverberar isso também para toda a comunidade que a vacinação vai estar disponível em todas as escolas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Nós temos certeza que os efeitos deste projeto serão muito positivos ao longo do tempo”, declarou.
O secretário de Educação José Geraldo Prata deu o exemplo e aproveitou a ocasião para se vacinar contra gripe.
“Eu hoje lembrei que na época da minha infância tivemos o maior surto de poliomielite na história do Brasil. E eu tive um grande número de amigos que se tornaram cadeirantes porque não tinham tomado a vacina.
Hoje me assusta ver que nós temos toda a disponibilidade de cobertura vacinal e os pais não querem vacinar. Vacinem seus filhos porque vocês têm responsabilidade com o futuro dessas crianças e isso é muito importante para a vida dos seus filhos”, enfatizou.
O prefeito André Merlo agradeceu aos pais que trouxeram os filhos para vacinar. “Muito obrigada por vocês, pais, trazerem seus filhos para vacinar. Se perceberem que seu vizinho não trouxe o dele, oriente os a trazer. A gente sofre ao ver filho e neto chorando, mas esta agulhada é vida para eles, é o que garante a saúde”, concluiu.
Para a diretora do CMEI Rubens Amaral, Joelma Floriza, a vacinação na escola veio para somar ao projeto desenvolvido pela escola.
“Saúde e a educação têm que estar alinhadas. Porque eu preciso dos alunos saudáveis e a saúde também precisa de atingir a cobertura vacinal. Então, se a gente caminha junto, fica mais fácil. Nós levamos a saúde até os meninos. A gente cativa, convida os pais, conscientiza da importância da vacinação e de uma boa alimentação, que é o projeto que estamos trabalhando, e com isso, a saúde está acompanhando o nosso alinhamento”, explicou.
Warlisson Martins e Luana Souza, vieram acompanhar a vacinação da filha, Isis Dandara, de 3 anos, e acabaram aproveitando para se vacinar também contra a gripe. “É muito bom porque, às vezes, a gente não tem tempo de levar as crianças para o posto por conta da correria, do dia a dia. E ter na escola é um avanço para gente”, afirmou.
Aracélia Aires, mãe de Ayla de três anos, também aprovou a iniciativa. “A iniciativa é muito boa porque tem muitas mães que não tem tempo de levar a criança no posto ou, então, não procuram saber qual as vacinas certas que tem que dar aos filhos. E hoje em dia, como as doenças estão na alta, eu acho que essa iniciativa facilita para os pais e para as crianças também”, disse enquanto sua filha tentava animar a coleguinha que seria a próxima da fila a vacinar.
O Projeto
O Projeto Vacina nas Escolas começa uma semana antes da vacinação ocorrer, quando os pais recebem da escola um documento que autoriza ou não a vacina. Com a autorização em mãos, a equipe de saúde avalia se os cartões das crianças estão em dia ou quais vacinas estão atrasadas.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares