Prefeitura recebe equipamentos e mobiliários doados pela Vale

Desde 2021, o Programa Ciclo Saúde doou 1.880 itens para 45 Unidades de Saúde e capacitou 1.145 profissionais da área em Valadares, através de 212 oficinas formativas em 630 horas de formação
Além disso, um encontro técnico foi realizado na Unipac para encerrar a etapa do Ciclo Saúde em Valadares terça-feira. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
quarta-feira, 27 março, 2024

De nada adianta ter profissionais capacitados se eles não têm equipamentos suficientes e/ou adequados para utilizarem. Vale o contrário também, principalmente no âmbito da saúde. Isso porque se as equipes têm instrumentos e pessoas qualificadas, quem ganha é a população; que recebe atendimento de excelência.

A fim de fortalecer a Atenção Básica da Saúde de Valadares, o “Ciclo Saúde” – Programa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS e as secretarias municipais, entregou mais 677 equipamentos e mobiliários para 15 unidades de saúde do nosso município, na tarde da última terça-feira (26), no Almoxarifado, que fica no bairro São Paulo.

Além disso, um encontro técnico foi realizado na Unipac para encerrar a etapa do Ciclo Saúde em Valadares terça-feira.

O evento contou com a participação de 58 representantes das unidades de saúde do nosso município, bem como da coordenadora da Atenção Primária, Lorena Coelho e do coordenador do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Micael Alves, que representou o secretário municipal de Saúde, Leandro Amaral, além de representantes da Fundação Vale e Cedaps (Centro de Promoção da Saúde).

Ao longo dos três anos do Ciclo Saúde foram 1.880 equipamentos doados para 45 unidades básicas de saúde, e capacitou 1.145 profissionais da área em Valadares, através de 212 oficinas formativas em 630 horas de formação.

Foram itens que equipam, aprimoram a gestão e o atendimento nas unidades de saúde de Valadares, como aparelhos de pressão adulto, detectores fetais, termômetros clínicos, otoscópios, oxímetros, mesas para exames clínicos, macas ginecológicas, bancos para coleta de preventivo, caixa de vacina (12L) com termômetro, além de microfones, mesas infantis com 4 cadeiras, projetor, arquivo de aço com 4 gavetas, biombo, cadeiras de polipropileno, mesa de escritório, armário de aço 2 portas; mouse, teclado, monitor de 21 polegadas, com processador i3 ou i5 de 8 geração ou superior.

“Nosso objetivo com o Ciclo Saúde em Valadares foi o de contribuir com o desempenho da Atenção Básica em Saúde. O engajamento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde nas capacitações e nos planos de promoção e educação em saúde foi fundamental para que os resultados do trabalho coletivo entre Fundação Vale, Cedaps e Prefeitura alcançassem as pessoas e as comunidades do município”, destacou a Gestora de Projetos Sociais e responsável pelo Ciclo Saúde de Governador Valadares, Juliana Bahia.

Os instrumentos foram escolhidos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir de uma lista estratégica definida pelo Ciclo Saúde.

“O Programa Ciclo Saúde consolidou uma importante parceria do município de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a qualificação do trabalho desenvolvido no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Ao longo dos últimos anos, mesmo com diversos desafios, as equipes de saúde tiveram a oportunidade de aperfeiçoarem suas práticas, refletirem os próprios processos de trabalho e desenvolverem novas formas de se produzir o cuidado com o apoio dos técnicos e gestores do Programa da Fundação Vale e Cedaps”, explicou o coordenador coordenador do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Micael Alves.

“A parceria com a Fundação Vale ao longo desses anos foi extremamente importante para o município, visto que, com a doação dos equipamentos e mobiliários, oficinas e capacitações conseguimos fortalecer nossa infraestrutura e melhorar a qualidade nos nossos atendimentos, o que beneficiou também nossas comunidades. À toda equipe do Ciclo Saúde, nosso respeito e gratidão sempre!”, completou a coordenadora da Atenção Primária, Lorena Coelho.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu