Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura inaugura Banco de Leite Humano no Hospital Municipal

O banco leva o nome de Miguel Silva Reis, bebê que ficou internado por mais de 10 meses no Hospital Municipal e emocionou equipe de saúde
Um sonho que o município luta há cerca de 30 anos para realizar e que só foi concretizado nesta gestão. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
sexta-feira, 27 dezembro, 2024

A Prefeitura de Valadares inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), no Hospital Municipal, um setor de grande importância para a saúde dos recém-nascidos e para as mamães atendidas na rede pública de Valadares: o Banco de Leite Humano Miguel Silva Reis.

Um sonho que o município luta há cerca de 30 anos para realizar e que só foi concretizado nesta gestão.

A proposta é atender às demandas internas, ou seja, os bebês nascidos na maternidade do hospital e também àqueles internados na UTI Neonatal. Posteriormente, será realizado um contato com as demais unidades de saúde do nosso município e da região, que se tornarão postos de coleta.

Além disso, o Banco de Leite representará um apoio para as mães, não apenas com o fornecimento do leite, mas oferecendo orientações e fomentando campanhas educativas.

Durante a solenidade de inauguração do espaço, o prefeito de Valadares, André Merlo, destacou a dedicação das equipes de saúde para salvar vidas, principalmente dos recém-nascidos, e ainda comentou sobre os desafios da gestão pública nesta área.

“Só quem participa da saúde conhece a magnitude do trabalho realizado pelos profissionais de saúde de Valadares, da resolutividade. Por isso eu agradeço o empenho de cada um em salvar vidas. Mesmo superando as burocracias, a inauguração desse banco de leite é de grande importância para as nossas crianças e mostra a aptidão do Hospital Municipal, que é referência no atendimento infantil”, disse o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Cel. Eustáquio Natal, comentou sobre a relevância do setor para o Hospital Municipal e o benefício que trará para a população.

“Todos sabem da importância do leite materno para a saúde do bebê e seu desenvolvimento. Sobre a inauguração, há servidores que trabalham aqui há mais de 30 anos e que já sonhavam com isso. Então, é um momento histórico, um benefício para a população atendida”, disse o secretário.

Homenagem a Miguel Silva Reis

O Banco de Leite leva o nome de Miguel Silva Reis, em homenagem ao bebê que nasceu com apenas 32 semanas, no Hospital Municipal, em outubro de 2020, pesando 1.970 kg e foi para a UTI Neonatal em decorrência da prematuridade e outras complicações.

Durante o período de internação de Miguel, que durou 10 meses e 20 dias, sua mãe, Camila Roberta Rosa da Silva, e o pai, Marcos Vinícius da Silva Reis, criaram laços de afeto com a equipe do hospital, ao demonstrarem força, fé e coragem.

Quando a equipe começou a planejar a alta hospitalar e a família preparava a casa para recebê-lo, em agosto de 2021, Miguel sofreu uma parada cardiorrespiratória e infelizmente não resistiu.

Os pais de Miguel estavam presentes na inauguração e emocionaram os presentes ao relembrarem os momentos no hospital.

“Gostaria de manifestar nossa gratidão, em primeiro lugar a Deus, e a toda essa equipe maravilhosa. Realmente são guerreiros. Em todo esse processo que passamos aqui com o nosso filho não faltou amor, cuidado, carinho e nós admiramos muito essa equipe”, disse o pai de Miguel, Marcos Vinícius.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

image 175

Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu