Prefeitura de Valadares inicia projeto de vacinação nas escolas municipais

O projeto é piloto e tem o objetivo de imunizar as crianças, conscientizar os pais da importância das vacinas, além de aumentar a cobertura vacinal da cidade
Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), começou o projeto piloto de vacinação nas escolas. Foto: Reprodução da Internet
quarta-feira, 20 março, 2024

Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), começou o projeto piloto de vacinação nas escolas.

O objetivo é imunizar as crianças da Rede Municipal de Ensino, conscientizar os pais da importância das vacinas, além de aumentar a cobertura vacinal, que está baixa em Valadares e em todo o Brasil.

A primeira instituição educacional a receber o projeto é a Escola Municipal Professor Damon de Lima, no bairro São Raimundo.

O processo começa uma semana antes, quando os pais recebem da escola um documento que autoriza ou não a vacina. Com a autorização em mãos, a equipe de saúde avalia se os cartões das crianças estão em dia ou quais vacinas estão atrasadas.

image 221

Foto: Divulgação PMGV

Segundo Marta Giovani Pereira, enfermeira de apoio do Gabinete da Secretaria de Saúde, o projeto pretende imunizar durante o ano todas as crianças das escolas municipais, principalmente aquelas que estão na primeira infância.

“O projeto foi planejado e recomendado por três órgãos: o Ministério Público, Secretaria de Saúde e de Educação. A Secretaria de Saúde fez um levantamento quantitativo de alunos na rede municipal, que é em torno de 20 mil alunos, e dividimos por idade para identificar o tipo de vacina que precisamos levar para aquela escola.

Hoje, além da vacinação, estamos conversando com as mães. Caso a criança apresente algum evento adverso, como febre, que use um antitérmico de rotina e compressas de água gelada no local da vacina. Também pedimos para observar os intervalos das doses para que a criança não fique desprotegida”.

Para a diretora Elizete Pereira o projeto de vacinação na escola é muito importante.

“A parceria da Secretaria do Municipal de Saúde com a SMED é fundamental para que as crianças fiquem imunizadas e para conscientizar os pais. Depois da Covid as famílias ficam muito receosas com relação à vacina e esse programa vem para desmistificar, além de melhorar o índice de vacinação. Eu achei a iniciativa fantástica, principalmente para as crianças e a família”.

Luana Venâncio veio acompanhar a vacinação de sua filha, Ágata. “É uma ótima oportunidade para as mães, que por falta de tempo, não conseguem levar as crianças na unidade de saúde. Aproveitei que iria pegar a minha filha na escola e acompanhei a vacinação. Muito bom atualizar o cartão e reforçar a saúde dela”; destaca.

Gerlane da Penha vacinou sua filha Cristal contra a Covid. “Acho essencial que a escola se envolva com a família, ajudando de alguma forma. A vacinação na escola é uma ótima iniciativa. Eu sempre procuro manter a carteirinha da minha filha em dia. Temos sempre que tomar cuidado com nossas crianças, afinal a vacina previne das doenças e a gente também fica mais tranquila”.

Por fim, Marta reforça que os pais devem observar o cartão de vacinação e levar sempre seu filho na unidade de saúde mais próxima de casa. “É na unidade de saúde que tem a vacina fresquinha e o Ministério da Saúde sempre faz a reposição. Então pedidos para que os pais procurem as vacinas para seus filhos e não deixem os cartões de vacinação ficarem atrasados”.

Na quarta-feira (20) a vacinação continua na Escola Professor Damon de Lima.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu