Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura alerta para os cuidados com as crianças e idosos no calor

Por se tratarem de um público mais vulnerável, os pequenos e pessoas da melhor idade necessitam de atenção especial nesta época do ano
Calor intenso. Foto: Divulgação
quarta-feira, 19 fevereiro, 2025

É fato que com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, todos precisam manter-se hidratados, usar protetor solar (mesmo em dias nublados), praticar atividades físicas antes das 10h ou após as 18h, dentre outras ações que garantam a saúde, a segurança e o bem-estar.

Mas, os cuidados com a saúde das crianças e dos idosos precisam ser redobrados durante esta época do ano, pois eles são mais vulneráveis às bruscas alterações climáticas e podem se desidratar com mais facilidade.

Por isso, o ideal é abusar dos líquidos (mesmo que eles digam que não estão com sede). Pode ser suco, água, chás gelados, água de coco ou até frutas, como melão, melancia, laranja, abacaxi, morango, coco e mamão papaia – que são compostas por mais de 90% de água e ainda contêm nutrientes que fazem bem para a saúde.

Além, é claro, de deixar garrafas e copos plásticos em lugares visíveis e de fácil acesso tanto para as crianças quanto para os mais velhos. Lembrando que esses objetos não devem ser de vidro para evitar acidentes.

Outra dica é fazer refeições mais leves e balanceadas, com saladas, legumes e frutas. Além de ter atenção especial à conservação dos alimentos a fim de evitar intoxicações alimentares. Usar roupas leves, soltas e de cores claras também é uma boa pedida. O algodão é um tecido recomendado por reduzir dermatites relacionadas ao calor e absorver a transpiração. Lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico também evita a secura e o sangramento das narinas.

Manter a casa arejada, com janelas abertas para que o ar circule é essencial; assim como mantê-la limpa e longe da poeira que prejudica a saúde respiratória.

O uso do protetor solar é indispensável. Aplicá-lo nas áreas expostas da pele, com fator de proteção solar (FPS) adequado, ajuda a evitar queimaduras e reduz o risco de câncer de pele.  Lembrando que ele deve ser reaplicado a cada duas horas ou depois de suor intenso nas áreas que não estiverem cobertas pelas roupas citadas acima.

Chapéus, bonés, óculos de sol e até sombrinhas são aliados importantes em dias de muito sol e calor. Exercícios físicos ao ar livre são desaconselhados entre 10h e 18h, período de calor mais intenso. Isso porque o corpo pode superaquecer, causando desidratação, suor excessivo, cãibras, tontura, dor de cabeça e taquicardia.

Banhos frios ou mornos; utilização de hidratante; picolés de frutas; água saborizada (para os idosos); aumentar a oferta do leite materno (para os menores de 6 meses de idade) são dicas que também devem ser levadas em consideração no verão.

É bom ficar atento e acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo telefone 192, em casos de sintomas como tontura, dores de cabeça, alteração do estado mental, temperatura corporal acima de 40 graus, fadiga, hipotensão, desmaio, náusea, vômito e convulsão. Pois, eles podem ser sinais de insolação e necessitam de rápida intervenção!

O que fazer nestes casos?

Chamar o SAMU, mover a pessoa para um local fresco, deitar a pessoa e deixá-la com as pernas elevadas, remover o excesso de roupas, borrifar água gelada e oferecer para a pessoa beber, além de colocar compressas frias nas áreas de dobras da pessoa.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu