Setembro é o mês em que acontecem diversas ações em todo o país, alertando sobre o suicídio e a importância da prevenção desse ato. E em Valadares, isso não é diferente; tanto que os profissionais de saúde vêm conscientizando a população sobre a necessidade de falar sobre o assunto, através da realização de rodas de conversas, musicalização, apresentação teatral, bate-papos, jogos, dinâmicas, oficinas de artesanato, momentos de integração com profissionais da rede pública de saúde e muito mais!
Nesta quinta-feira (28), é a vez das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Terezinha e do Núcleo Ampliado à Saúde da Família 3 (NASF) entrarem em ação. Ou melhor, se mobilizarem em prol do Setembro Amarelo.
É que nesta data, esses profissionais vão realizar uma blitz educativa a favor da vida, às 9 horas, na porta da unidade de saúde (que fica na rua Omar Magalhães, 940 - Santa Terezinha).
Além de difundir informações sobre fatores de risco e protetivos, e desmistificar o fato de que falar sobre suicídio aumenta a incidência de casos e outros tabus, a ideia é sensibilizar a população para a questão – que já é considerada um problema de saúde pública.
Para tanto, serão distribuídos panfletos informativos sobre como prevenir os casos de suicídio e valorizar a vida.
E mais: os funcionários envolvidos na atividade estarão de blusas brancas e com balões amarelos. Tudo isso com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o quanto a vida pode ser bela.
Como cantava Gonzaguinha “Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,
fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!”
Mais Setembro Amarelo
Também nesta quinta-feira (28), das 7h30 às 9 horas, a atividade em valorização da vida fica por conta dos profissionais da ESF Santa Rita 1 e do NASF 5.
E o melhor, eles vão fazer isso colocando o corpo e a mente para “jogo”. Isso significa que ninguém vai ficar parado, pelo menos, não durante a sessão de alongamentos.
A ocasião será marcada também por teatro sobre a valorização da vida; bate-papo sobre autoestima, além de orientações sobre saúde bucal e musicalização.
Então, anota o local onde vai ser feito tudo isso: na Praça José Barroso (que fica ao lado da unidade de saúde Santa Rita 1 – rua Divinópolis, 438, bairro Santa Rita).
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social