Minas Gerais promove segundo Dia D de combate às arboviroses

Mais de 600 municípios aderiram à iniciativa e vão promover ações neste sábado
O Dia D contra a Dengue, que será realizado neste sábado (24/2), em todo o estado. Foto: Fiocruz/ Raul Santana
sexta-feira, 22 março, 2024

DA AGÊNCIA MINAS

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está coordenando, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde, o Dia D contra a Dengue, que será realizado neste sábado (24/2), em todo o estado. 

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, com a previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Estão previstas blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar moradores de que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.

A programação dos municípios e os materiais informativos disponibilizados para a campanha do Dia D, bem como outras informações sobre arboviroses, podem ser acessados em: https://www.saude.mg.gov.br/aedes.

Dia D na capital

Em Belo Horizonte, as ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais da cidade. Na região da Pampulha haverá mutirão de limpeza, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e sobrevoo de drones, que serão realizados de forma estratégica para mapear e eliminar os focos do mosquito, se necessário. Além disso, as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis serão intensificadas.

O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, também realizará abordagens educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika. Assim como os agentes e para reforçar a importância do cuidado, os mobilizadores também vão repassar orientações e dicas à população.

Para acompanhar essa mobilização e atender a imprensa, o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Prosdocimi, e a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da capital, Thaysa Drummond, estarão às 9h, no Centro de Saúde Santa Terezinha, que fica na Rua Senador Virgílio Távora, 157, bairro Santa Terezinha.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu