“Se precisar, peça ajuda”! Este é o lema deste ano da Campanha Setembro Amarelo – que tem por objetivo prevenir o suicídio.
Pensando em alertar sobre o assunto, além de abrir espaços de discussão sobre questões emocionais e também de saúde mental que envolvam esse tema em questão e traçar estratégias que possam contribuir para a prevenção dessa atitude extrema, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está, mais uma vez, engajada nesse movimento.
Prova disso, são as diversas atividades que estão sendo feitas, ao longo do mês, pelos profissionais de saúde que atuam nas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) e nos Núcleos Ampliados à Saúde da Família (NASF’s) das áreas urbanas e rurais do município.
E nesta sexta-feira (29), tem mais!
As equipes das ESF’s Santa Rita 3 e 4, e da EAP 1, junto com as do Núcleo Ampliado à Saúde da Família 5 (NASF) começam a se mobilizar às 7 horas, ofertando atividades de relaxamento e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Em seguida, batem um papo descontraído sobre ansiedade X autoestima e encerram as atividades às 9 horas, com musicalização.
Lembrando que a ação vai acontecer na área da recepção da unidade de saúde (que fica na rua Castelo Branco, s/nº, bairro Santa Rita).
Sexta de mais ações
E neste mesmo dia (29), das 8 às 11 horas, haverá uma blitz educativa promovida pelos profissionais das ESF’s Mãe de Deus 1 e 2 e do NASF 6.
A atividade, que tem por objetivo ampliar o debate e a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, será marcada por orientações e distribuição de panfletos sobre como enfrentar e apoiar àqueles que estão enfrentando desafios emocionais, além de encorajar as pessoas a conversarem abertamente sobre suicídio, mostrando o quanto elas são importantes e principalmente, que não se encontram sozinhas.
A blitz vai acontecer na porta das unidades de saúde, que ficam na BR 116, s/nº, Mãe de Deus e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do CEREST e dos alunos do curso técnico de Enfermagem.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social