Interessados em participar da Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Governador Valadares devem se apressar. É que termina, na próxima segunda-feira (31), o período de inscrições para o evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, das 8 às 18h, na sede do Conselho Municipal de Saúde - na rua Quintino Bocaiúva, 804 – centro.
Podem participar representantes da sociedade civil organizada, usuários dos serviços de Saúde, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviços e trabalhadores de Saúde. A Conferência será realizada na quinta-feira (3), das 8 às 18h, no anexo I da prefeitura (antigo prédio da Fadivale).
O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio da Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-GV), tem por objetivos conscientizar os trabalhadores sobre seu papel no ambiente de trabalho, discutir as condições de trabalho e causas de adoecimento dos trabalhadores, bem como falar do papel dos trabalhadores na construção da política de saúde do trabalhador.
E mais: a iniciativa visa fazer com que os trabalhadores sejam agentes efetivos na execução de políticas públicas em saúde. Por isso, a saúde de todos é fundamental, visto que, as diretrizes aprovadas durante a Conferência servirão para fomentar o desenvolvimento da saúde do trabalhador em Valadares.
Na Conferência serão ministradas palestras com a psicóloga Érika Meireles Frois Barbosa, a delegada Adeliana Xavier e o Cel. Wagner Fabiano dos Santos, bem como debates e mesas-redondas sobre temas pertinentes e relevantes aos trabalhadores. Além disso, haverá trabalho em grupo, exercício laboral e eleição de delegados.
Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”, o encontro contará com 3 eixos, sendo eles:
- I - A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- II - As novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social;
- III - Participação Popular na saúde do trabalhador e da trabalhadora.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social