I Mostra do NIESC é encerrada com chave de ouro em Valadares

Evento, que foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC), contou com 5 dias de atividades e uma Conferência no encerramento
Assim foram os cinco dias da “I Mostra de Integração Ensino-Serviço-Comunidade nos cenários do SUS em Valadares” Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 21 junho, 2024

Oficinas, cursos, apresentações de trabalhos, painéis temáticos, discussões enriquecedoras, compartilhamento de experiências de sucesso e muito aprendizado.

Assim foram os cinco dias da “I Mostra de Integração Ensino-Serviço-Comunidade nos cenários do SUS em Valadares”, que foi encerrada nesta sexta-feira (21), com chave de ouro, no Teatro Atiaia, com uma explanação sobre “Potencialidades e desafios da pesquisa e da extensão universitária na comunidade de Governador Valadares e região: o SUS e a integração ensino-serviço-comunidade”.

O evento mal acabou e já deixou um gostinho de quero mais nos estudantes de cursos técnico-profissionalizantes, de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu; docentes e pesquisadores; trabalhadores e usuários do SUS e da área da saúde e demais participantes.

Isso porque, além de “provoca-los” com questionamentos e reflexões no âmbito da saúde, os palestrantes ainda pautaram suas apresentações na parceria, diálogo e construção de um SUS melhor para todos – o que despertou nas pessoas o interesse em estreitar laços entre as entidades de ensino, os serviços de saúde e a comunidade, bem como o desejo de que aconteçam mais edições da Mostra.

Além disso, a ocasião foi marcada pela cerimônia de premiação dos trabalhos apresentados ao longo do encontro.

Foram condecorados os 15 melhores, de acordo com os 6 eixos temáticos (I- Gestão e financiamento do SUS; II- Educação em saúde, controle social, cultura e autocuidado; III – Educação permanente, educação continuada e processos de trabalho em saúde; IV – Atenção à saúde e tecnologias do cuidado; V- Vigilância em saúde e imunização; VI – Inovação e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade).

Apenas o eixo V, que corresponde a categoria Vigilância em Saúde e imunização, levou 3 prêmios; tendo em vista, que dois deles receberam a mesma nota.

No final da Conferência, houve ainda um momento voltado para fazer perguntas e sanar dúvidas.

E o melhor, a Mostra, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (NIESC), concluiu com êxito sua missão de contribuir com a comunicação e divulgação científica de projetos de pesquisa e extensão realizados no âmbito da SMS.

Promoveu também atividades de formação, educação e qualificação para os interessados no âmbito do SUS, com ênfase para o autocuidado, a promoção da saúde, a cultura e as políticas públicas que permeiam a saúde pública em nível municipal e, ainda, estimulou a cooperação técnica entre serviços de saúde e instituições de ensino conveniadas à Prefeitura.

“A expectativa agora é colher os frutos deste trabalho a médio e longo prazos e, assim, continuar fortalecendo o SUS, através da união das instituições de ensino, serviços de saúde e comunidade”; concluiu o coordenador do NIESC, Micael Alves.

Lembrando que os certificados de participação da Mostra serão disponibilizados em até 90 dias no e-mail do participante inscrito.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu