Hoje é o Dia Mundial de Combate à LER/DORT: saiba onde procurar ajuda!

Valadares conta com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão do SUS, que dentre outras funções, presta assistência ao trabalhador vítima de agravos relacionados ao trabalho
Dados do INSS de Valadares apontaram que, em 2022, as LER/DORT foram responsáveis por 17,1% dos afastamentos relacionados diretamente ao trabalho, feitos pelo INSS, ficando atrás somente das fraturas. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 28 fevereiro, 2024

O dia 28 de fevereiro é voltado para difundir informações e conscientizar trabalhadores e empresas sobre a importância de se prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A utilização excessiva ou desfavorável do sistema musculoesquelético do trabalhador em função de tarefas repetitivas e/ou que exigem esforço físico sem o devido tempo de recuperação causam dor, sensação de peso e fadiga principalmente em membros superiores e na coluna vertebral, aumentando o número de afastamentos no trabalho e diminuindo a produtividade.

Entre as doenças classificadas como LER/DORT estão: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, lombalgias, cervicalgia, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, dor ciática, capsulite adesiva, lesões de ombro, síndrome cervicobraquial, dentre outras.

Dados do INSS de Valadares apontaram que, em 2022, as LER/DORT foram responsáveis por 17,1% dos afastamentos relacionados diretamente ao trabalho, feitos pelo INSS, ficando atrás somente das fraturas.

E mais:  trabalhadores que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza e área hospitalar estão mais expostos a ocorrência destas doenças.

No que diz respeito às profissões, os faxineiros, operadores de máquinas fixas, alimentadores de linhas de produção, técnicos de enfermagem e cozinheiros foram os mais afetados, de acordo com o Ministério Público do Trabalho.

Como as empresas podem prevenir?

As empresas devem organizar e projetar sua produção de modo a não expor os trabalhadores a esforços físicos desproporcionais e repetitivos. Para isso, precisam adotar pausas adequadas, ter uma boa divisão e rotatividade de tarefas, tecnologias facilitadoras como carrinhos de transporte, dispositivos hidráulicos para cargas, postos de trabalho adaptados as dimensões dos trabalhadores, bem como uma boa relação interpessoal entre todos (chefia e subordinados). Essas e todas as outras sugestões devem ser avaliadas dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), mais precisamente na identificação e classificação dos riscos ergonômicos. Além disso, as empresas devem elaborar um plano de ação eficaz e implantar um projeto ergonômico sustentável e eficiente para prevenção das LER/DORT.

Onde os trabalhadores podem procurar ajuda?

Valadares conta com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão do SUS que dentre outras funções, presta assistência ao trabalhador vítima de agravos relacionados ao trabalho, seja ele de carteira assinada ou autônomo. Para ter acesso ao órgão em questão, basta procurar a unidade de saúde de sua referência. Lá será feita a avaliação e o encaminhamento. Lembrando que o CEREST fica na rua Oswaldo Cruz, 63 – Centro.

O telefone para informações e acolhimento é o 3275-4908 e o WhatsApp é o 3271-1162.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu