A partir desta terça-feira (27), mulheres vítimas de violência doméstica e abuso sexual de Valadares, vão contar com um espaço seguro e humanizado, onde serão acolhidas, ouvidas e atendidas por uma equipe multidisciplinar com respeito, cuidado e sigilo. Trata-se da Sala Lilás – que será implantada no Hospital Municipal, nesta data, às 10h, a fim de que esse público receba apoio e proteção e sinta-se mais fortalecido.
A ideia é romper o ciclo de violência, oferecendo desde boletim de ocorrência até medidas protetivas e apoio social. Além disso, assim que identificados, os agressores serão judicializados pelo município para custear todo o tratamento da vítima, seja ele com terapias e/ou despesas médicas, nos termos da Lei nº 13.871/2019. Com esse procedimento, a expectativa é não só promover a educação do agressor, como também continuar aplicando os valores restituídos no combate à violência doméstica e sexual.
O intuito da Secretaria Municipal de Saúde de Valadares é que o Protocolo e Regulamento Interno de Cobrança do SUS entre em vigor em agosto deste ano – mês de combate à violência contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás.
O nome “Sala Lilás” é amplamente reconhecido em unidades de saúde de todo o Brasil, sendo utilizado para representar a luta contra a violência doméstica e a promoção da igualdade de gênero. Já a cor simboliza o enfrentamento da violência contra a mulher e a busca por um atendimento que respeite a dignidade e o bem-estar emocional e psicológico das vítimas.
O novo espaço reforça o compromisso do município com a proteção e a excelência no atendimento às mulheres que sofrem violência, sendo um exemplo de como a saúde pública pode colaborar de forma significativa na proteção e suporte à essas vítimas. A ocasião será marcada por apresentação técnica do protocolo, com exposição dos objetivos, fundamentos legais e fluxo de atendimento, bem como abertura oficial, agradecimentos e entrega simbólica da sala.
Lembrando que a Sala Lilás fica na rua Teófilo Otoni, 561, Esplanada.
Farmácias Satélites Hospitalares
Além da Sala Lilás, serão implantadas no HMGV duas farmácias satélites – unidades descentralizadas que garantem a dispensação de medicamentos com mais agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes internados.
E mais: os locais contam com acondicionamentos adequados, sem desperdícios e direcionados às necessidades de cada setor. Instaladas na pediatria e na clínica médica, elas serão referência de atendimento para cerca de 100 pacientes adultos internados e mais de 150 pacientes infantis.
As duas unidades vêm para celebrar o cuidado e o amor ao próximo, bem como a responsabilidade profissional, a empatia e a dedicação àqueles que necessitam de mais atenção em momentos de adversidade, como durante períodos em tratamento ou internados.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social