Cerca de 1.430 funcionários, dentre porteiros, recepcionistas, enfermeiros, psicólogos, costureiras, bem como toda a equipe da lavanderia, dos serviços gerais, do setor administrativo, médicos, técnicos em enfermagem, em radiologia e várias outras especialidades, fazem do Hospital Municipal a referência que ele é hoje para Valadares e toda região.
Isso porque o trabalho de cada um desses servidores é imprescindível para que essa máquina pública funcione tão bem, durante 24 horas, todos os dias da semana.
A fim de agradecer por todo o empenho e dedicação desses profissionais, a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira (30) uma ação especial para lembrar o Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente em 28 de outubro.
A atividade, que marcou também o fim da Campanha Outubro Rosa – momento em que são intensificadas ações e feita a conscientização da população sobre a importância de se detectar, precocemente, o câncer de mama; além de fazer anualmente a mamografia, reuniu dezenas de servidores e autoridades, na tarde desta terça-feira (29), no pavilhão da unidade hospitalar.
"Agradeço a todos os servidores do HM pelos serviços prestados com excelência. Vocês são muito importantes na construção de um sistema de saúde mais eficiente e humano, e claro, uma Valadares melhor para todos nós. Sabemos dos desafios que vocês enfrentam aqui todos os dias, para cuidar de outras pessoas, então, nada mais justo do que realizar este evento aqui para que vocês também se sintam cuidados e especiais, porque vocês realmente são!", destacou o prefeito André Merlo.
O evento, realizado pelo Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HM, foi marcado por oração, músicas, momento de beleza (com maquiagem), sorteio de brindes, reconhecimento e gratidão. "Aprovei demais essa ação, pois são em momentos como esses que lembramos que precisamos nos cuidar e está bem para conseguirmos ajudar a salvar vidas e a cuidar de outras pessoas", pontuou a técnica em enfermagem, Lorena Moreira Portes, enquanto se maquiava.
“Nem sempre as mulheres têm tempo de se cuidar, então, organizamos este evento para que elas se toquem e tirem esse momento para elas, porque sabemos que, principalmente, quando se fala em câncer de mama, quando descoberto no início, as chances de cura são muito grandes. Temos, inclusive, casos aqui de servidoras que detectaram no começo e estão super bem. E também fizemos essa ação para lembrar que nossos servidores são fundamentais, nosso braço direito; sem eles o HM não funciona”, detalhou a psicóloga, referência do Valora Minas e coordenadora do GTH, Janete Neves Santana.
“Adorei essa ação, porque é um momento de fugir um pouco do trabalho e respirar. Olhar para nós mesmos, conversar, rir e distrair no pavilhão do HM. Tomara que façam isso mais vezes, porque a gente precisa”, afirmou a funcionária da pediatria, Elisângela Maria, ao ser contemplada com um curso de maquiagem durante o sorteio de brindes.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social