Depois de obter resultados satisfatórios na primeira fase da implantação do Projeto Lean nos Hospitais, cujo objetivo era o de diminuir a superlotação no Pronto Socorro desde novembro do ano passado, o Hospital Municipal de Valadares migrou para a segunda fase intitulada “Lean nas Emergências”, que desta vez, tem como foco o trabalho nos Centros Cirúrgicos e nas unidades de internação.
A iniciativa, que é do Ministério da Saúde desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), tem por objetivo utilizar a filosofia Lean para trazer soluções às demandas de saúde, aprimorando processos e condutas para qualificar o atendimento ao paciente.
Durante a terceira visita, que aconteceu durante toda a quarta-feira (19), no HM, a equipe do Hospital Sírio Libanês abordou as ferramentas a serem trabalhadas pela equipe e que merecem destaque, que são o Makigami e o Kamishibai. A primeira é utilizada na construção do mapeamento do fluxo do processo de agendamento de procedimentos cirúrgicos de eletivas e o processo de Altas das unidades de internação.
Já o Kamishibai é uma importante ferramenta de gestão visual que contribui para evidenciar as conformidades e não-conformidades do setor/hospital, auxiliando na resolução de problemas e permitindo ações corretivas em tempo real.
“Essa segunda fase do Lean nas Emergências vem para solidificar a primeira fase; isso porque está nos possibilitando revisar todos os processos do hospital e trabalhar com ferramentas como 5S, que organizam os setores, observando e eliminando excessos, desperdícios e perdas de materiais e medicamentos. Além disso, outro instrumento importante a ser usado nesta segunda fase será o Kamishibai. Ele aumenta o giro de leito, favorecendo que a unidade funcione mais rapidamente e possibilitando que a equipe consiga atender os pacientes do Pronto Socorro e do Centro Cirúrgico com mais agilidade”, explicou o Consultor de Excelência Operacional e Garantia da Qualidade Lean do Hospital Sírio Libanês, Wendell Guilherme Ribeiro do Prado.
Mensalmente, a equipe do Lean visita o HM para sugerir formas de se otimizar a atenção nas unidades de emergência, inclusive com a redução do tempo de espera.
“Estamos confiantes de que nessa nova fase, com foco no centro cirúrgico e nas unidades de internação, agregaremos ainda mais valor ao trabalho de nossas equipes, beneficiando diretamente os nossos usuários. Chegar até aqui já é uma conquista, da dedicação e esforço de todos e seguiremos firmes na busca pela excelência em nossos serviços”, reforçou a enfermeira e coordenadora do Núcleo Interno de Regulação e escritório de Gestão de Alta, e ponto focal do Lean nas Emergências, Poliana Littig.
Modelo Lean
Lean, que em português significa "enxuto" é um termo que se originou no Japão, com o Sistema Toyota de Produção e foi adaptado para a área da Saúde. Para isso, utiliza ferramentas que norteiam a melhoria dos processos para a execução de fluxos estabelecidos com o intuito de evitar desperdícios e ações com valor agregado baixo.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social