Governador vistoria construção de nova Unidade Básica de Saúde em Araporã

Estrutura deve ser concluída em agosto e reforça rede de atenção primária em Minas Gerais
O governador Romeu Zema vistoriou, nesta quinta-feira (20/6), as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Araporã, no Triângulo Mineiro. Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG
quinta-feira, 20 junho, 2024

DA AGÊNCIA MINAS

O governador Romeu Zema vistoriou, nesta quinta-feira (20/6), as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Araporã, no Triângulo Mineiro, que está sendo construída com recursos do Governo de Minas.

As obras do novo espaço, que recebeu R$ 1,9 milhão do Estado, começaram em fevereiro deste ano e têm previsão de conclusão em agosto. A expectativa é a de que a nova UBS atenda 4 mil pessoas, incluindo a população da área rural de Araporã. A cidade possui, atualmente, três UBS em funcionamento.

O investimento estadual é uma das estratégias do governo para aprimorar os serviços de saúde em todo o estado, já que a Atenção Primária à Saúde é o primeiro contato da população com a rede pública de saúde. Desde 2019, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 9,6 milhões na saúde da cidade, que tem pouco mais de 8 mil habitantes.
 

content 2 olho topo
 "Estou muito feliz de estar aqui, vendo a saúde da cidade avançar. Araporã pode contar com o Governo do Estado. Aquilo que estiver ao nosso alcance será feito", garantiu o governador Romeu Zema. 
  
  
content 2 olho inferior

Atendimento

A nova UBS de Araporã vai oferecer consultas pediátricas, ginecológicas, atendimento com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, atendimento odontológico, entre outros.

O centro de saúde também servirá como ponto de vacinação e local de desenvolvimento de ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde.

A UBS também fará atendimento pré-natal e puerpério, rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama, curativos, planejamento familiar, teste do pezinho, teste rápido de sífilis e HIV, teste rápido de gravidez, prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infecto-contagiosas.

Outros serviços são acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias, ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade, controle do tabagismo, inalações, injeções, coleta de exames laboratoriais, encaminhamentos para outras especialidades clínicas e fornecimento de medicação básica.

Na região

Ainda na quinta-feira, o governador também esteve em Centralina, onde participou do descerramento da placa do novo centro cultural da cidade.

Já em Tupaciguara, Romeu Zema vistoriou o novo complexo esportivo do município.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu