Atenção! Os estoques de sangue do Hemocentro Regional de Governador Valadares estão baixos! Na última quarta-feira (8), os tipos sanguíneos positivos apresentavam queda de 18% em relação ao que é considerado adequado; e os do tipo negativo, 45%.
Os mais críticos são O negativo, com 56% abaixo do adequado; e O positivo, que apresenta apenas 50% do ideal. O tipo A negativo também está 34% abaixo do adequado.
Para reverter essa situação, o órgão necessita da solidariedade dos cidadãos do município e da região, que compreende as regiões dos Vales do Rio Doce, do Aço, do Mucuri e do Jequitinhonha, além de parte da Zona da Mata.
Isso porque o banco de sangue daqui é responsável por atender a população local e de toda a região, além da demanda de 63 hospitais contratantes nas modalidades de Assistências Hemoterápicas e Agências Transfusionais, o que equivale a uma população de quase três milhões de habitantes.
Segundo dados da Fundação Hemominas, o banco de sangue regional recebe em média 49 doadores por dia, o que equivale a cerca de mil doações ao mês.
No entanto, o ideal seria que Hemocentro da nossa cidade recebesse ao menos 74 candidatos à doação diariamente, pois, dessa forma, os estoques estariam sempre em níveis adequados para atender a todos com segurança.
A fim de salvar mais vidas, este mês o Hemocentro de Valadares vai abrir em dois sábados (11/1 e 25/1), das 7h10 às 11h. Portanto, não perca tempo! Pratique esse ato de solidariedade, amor ao próximo e empatia, estique seu braço e doe sangue!
Os interessados podem agendar a doação pessoalmente; pelo site hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Caso a pessoa não possa comparecer na data agendada, a Hemominas sugere que seja feito o cancelamento para que o horário seja disponibilizado para outra pessoa.
Todo processo dura em média de 40 a 45 minutos, desde a chegada do doador ao hemocentro até o fim da coleta do material. Para doar, é preciso:
- Ter e estar com boa saúde;
- Não ter tido hepatite após 11 anos de idade;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter idade entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização, com cópia do documento de identidade do responsável. Pessoas a partir de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos 1 doação até 60 anos.
- Dormir bem na noite anterior a doação e estar alimentado (após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, é preciso aguardar três horas para efetuar a doação);
- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura. É necessário ter também o número do CPF (obrigatório para o cadastro);
- As condições e restrições para doação de sangue podem ser consultadas no site da Fundação Hemominas (hemominas.mg.gov.br).
Lembrando que o Hemocentro de Valadares fica na Rua Barão do Rio Branco, n° 707, Centro e os telefones de contato são: (33) 3212-5852 / 5813 / 5814 ou 5800.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social