Ter um animal, seja ele de pequeno ou grande porte, exige muito carinho e dedicação. Além de afeto, os tutores precisam garantir alimentação de qualidade, água fresca, vacinação em dia e cuidados constantes. Engana-se quem pensa que esses cuidados são exclusivos para cães e gatos; eles são igualmente essenciais para os equinos.
A fim de conscientizar os proprietários de animais de tração sobre a importância do bem-estar dos cavalos, bem como esclarecer o que se configura maus tratos, a Prefeitura de Valadares, através do Departamento de Bem-Estar Animal, em parceria com a Univale, promoveu, na manhã desta terça-feira (20), um bate-papo com os carroceiros, no Ecoponto do bairro Santos Dumont.
A ação contou com a participação de acadêmicos e profissionais do curso de Medicina Veterinária, da Univale, proporcionando um momento de aprendizado mútuo, tanto para os futuros veterinários quanto para os tutores – que puderam se informar sobre temas importantes como vacinação, prevenção de doenças, cuidados diários com os animais e o respeito aos limites físicos dos cavalos. Além disso, os animais foram avaliados, vacinados e vermifugados.
Os equinos apreendidos por abandono e maus-tratos, que atualmente encontram-se no curral da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOV 2), também receberam todos esses cuidados, garantindo que eles estejam saudáveis e protegidos enquanto aguardam pelo local a qual serão destinados.
E ainda, tiveram a oportunidade de contar um pouco da rotina dos equinos.
“Tratamos de vários assuntos aqui, mas não podemos esquecer que a raiva é letal para os seres humanos e também para os equinos. Por isso, a importância de vaciná-los e manter essa vacina durante todo o ano”, explicou a veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Univale, Lívia Braga Valle.
Durante o evento, também foram realizadas doações de vacinas e vermífugos, reforçando, assim, o compromisso desta gestão com a saúde e o bem-estar dos animais de tração em Governador Valadares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social