Você sabia que o Hospital Municipal de Valadares, assim como outras unidades hospitalares públicas e privadas do Brasil, conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)?
Implantado em nosso município em 2014, ele foi criado com o intuito de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, como também a segurança, através de ações voltadas para este fim.
Mas, engana-se quem pensa que o NSP tem por objetivo apenas reduzir os riscos e mitigar eventos adversos. A equipe multidisciplinar que faz parte do Núcleo é responsável por articular, orientar, formular e implementar ações e medidas preventivas em seu ambiente de trabalho.
Em outras palavras, isso significa que uma das tarefas do NSP é prevenir incidentes e elevar o nível de segurança dos pacientes, promovendo, assim, o cuidado em saúde e o bem-estar de todos (usuários e seus familiares).
Na prática, a iniciativa visa a reduzir o risco de infecções, úlceras por pressão e mortes associadas aos cuidados com a saúde e também a quedas; através da realização de cirurgias mais seguras; da administração de medicamentos e da comunicação entre profissionais de saúde; e da identificação correta e clara do paciente.
Preocupada com o assunto em questão, todos os anos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe um tema a ser trabalhado pelos profissionais dos NSP’s. O deste ano é Comunicação e trabalho em equipe.
Diante disso, o HMGV lançou este mês a ação “Comunicar é cuidar com segurança” e envolveu todos os setores sobre o assunto, através de abordagens in loco.
O encerramento está marcado para acontecer nesta segunda-feira (27), às 15 horas, no auditório do Hemominas (rua Barão do Rio Branco, 707, Centro). O momento servirá para fazer com que todos os diretores, coordenadores e gerentes reflitam sobre o tema que é de grande relevância para uma instituição de saúde grande e complexa como o HM.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares