Em Valadares todo dia é dia de se conscientizar sobre o Autismo

Além disso, a data serve para mostrar a importância da sociedade compreender e respeitar os limites de cada cidadão, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e mais acolhedor
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), tem por objetivo reconhecer, valorizar e estimular o potencial de cada um, levando em consideração suas habilidades. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 2 abril, 2024

Mais do que mostrar as barreiras e preconceitos enfrentados pelos autistas e seus familiares, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), tem por objetivo reconhecer, valorizar e estimular  o potencial de cada um, levando em consideração suas habilidades.

Além disso, a data serve para mostrar a importância da sociedade compreender e respeitar os limites  de cada cidadão, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e mais acolhedor.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças em todo mundo são afetadas por este transtorno global do desenvolvimento, que se caracteriza por dificuldade de interação social, presença de comportamentos repetitivos, entre outras manifestações.

Embora não haja cura para o Transtorno Espectro Autista (TEA), o diagnóstico precoce e o acompanhamento garantem melhor qualidade de vida e o desenvolvimento adequado para os pacientes.

O TEA apresenta diferentes graus, podendo ser classificados como leve, moderado ou grave. No entanto, os sinais não são os mesmos para todos os pacientes e alguns podem ser observados no primeiro ano de vida das crianças, como: não responder ao ser chamado pelo nome; ficarem incomodadas com sons altos; fazer pouco contato visual; enfileirar objetos e não aceitar serem tocadas, por exemplo.

Assistência para os autistas em Valadares

Em Valadares, atualmente, mais de 300 usuários autistas são acompanhados pelo Centro de Especialidade em Reabilitação (CER), um serviço que conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Equovila.

Lá, os assistidos recebem intervenção de toda equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, pedagoga, fisioterapeuta, fonodióloga, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico e terapeuta ocupacional.

E além das atividades habituais ofertadas no CER, os autistas do município também realizam terapia assistida com cavalos (Equoterapia terapêutica), reabilitação através de pilates e participqm do Projeto Movimente (no qual crianças com autismo são inseridas na natação e em atividades corporais, na Praça de Esportes).

Mensalmente, são mais de mil procedimentos ofertados para pessoas com TEA pela rede municipal de saúde de Valadares. E tudo oferecido pelo SUS, gratuitamente.

Para ter acesso ao serviço, é preciso ser do nosso município ou região e ter sido encaminhado pela Atenção Primária.

O CER fica na rua São João, 340, no Centro e o funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h. Para mais informações, ligue: 3225-1417.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por qualquer médico habilitado( neurologista,  psiquiatra, pediatras e outros profissionais que se especializam especificamente em atendimento de autismo) e, normalmente é feito em conjunto com a equipe multidisciplinar por causa das características que tem que ser avaliadas ao longo do tempo; para que se feche um diagnóstico mais refinado, mais específico.

2 de Abril

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu