Provavelmente, você deve ter se deparado com alguma notícia sobre a ampliação da vacinação contra a dengue na mídia neste final de semana. A notícia é verdadeira, mas a medida só é válida para municípios os quais os lotes das vacinas estão próximos de vencer.
Em Valadares, a maioria dos lotes da vacina contra a dengue são válidas até novembro. Pouquíssimas doses vão vencer no mês de abril e serão remanejadas para unidades de saúde mais movimentadas.
Portanto, aqui o público a ser imunizado continua sendo crianças e jovens de 10 a 14 anos, sendo importante que recebam duas doses. Lembrando que a segunda deve ser aplicada três meses após a primeira.
Embora a procura esteja abaixo do esperado, o imunizante continua sendo ofertado em todas as salas de vacina que estão funcionando em Valadares, de acordo com o horário pré-estabelecido de cada uma.
Dados do setor de Imunização da Prefeitura apontam que de maio a dezembro do ano passado, apenas 2.851 pessoas receberam a primeira dose da vacina. E o que causa espanto é que na cidade há cerca de 18.500 pessoas nessa faixa etária.
Seja responsável, leve seu filho até a unidade de saúde de sua área de abrangência e proteja-o contra a dengue! Não é brincadeira, dengue mata! Já as vacinas salvam vidas!
Não esqueça do cartão de vacinas, documento de identificação com foto e cartão SUS!
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social