Um morador de Águas de Lindoia, em São Paulo, morreu em decorrência de febre amarela, em março deste ano e fez reacender o alerta de se conscientizar a população sobre a importância da vacinação para salvar vidas.
A imunização faz mesmo a diferença, tanto que um outro homem, também em São Paulo, contraiu a doença e recuperou-se completamente, pois tinha se vacinado.
A fim de chamar a atenção da população para a vacinação de rotina e, não apenas durante epidemias, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orienta os cidadãos a procurarem a unidade de saúde mais próxima de casa e se protegerem da febre amarela e de tantas outras doenças. Lembrando que o imunizante faz parte do calendário de vacinação e está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde em funcionamento no nosso município.
Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O último caso suspeito dessa enfermidade em Valadares, foi em 2019 e foi descartado. Este ano, foram imunizadas contra a febre amarela, na nossa cidade, 72,22% das crianças de 9 a 11 meses de idade.
Além disso, toda pessoa que reside ou irá viajar para Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, deve se vacinar, com pelo menos, 10 dias de antecedência; a fim de gerar anticorpos que a protejam dessa enfermidade.
É importante destacar também que os macacos não transmitem Febre Amarela. A infecção se dá por meio de mosquitos como o Haemagogus, Sabethes ou o Aedes aegypti - transmissor também das arboviroses (dengue, zika e Chikungunya); e tende a se manifestar entre os meses de dezembro e maio.
A doença
A febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados. E não é transmitida de pessoa para pessoa.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores no corpo, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), entre outros.
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e é recomendada para pessoas a partir de nove meses de idade que ainda não foram vacinadas ou que não possuem comprovante de vacinação.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares