CREDEN-Pes e parceiros promovem roda de conversa sobre Tuberculose

“Sim! Nós podemos acabar com a Tuberculose”. Este é o slogan da Campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS)
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 26 março, 2024

“Sim! Nós podemos acabar com a Tuberculose”. Este é o slogan da Campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, em consonância com o Plano Global pelo Fim da Tuberculose, tem por objetivo eliminar a doença até 2030, utilizando-se de ações prioritárias que tenham como foco a redução do número de mortes e a incidência de pessoas infectadas em todo o mundo.

E não é só isso, o bordão vem também para mostrar a importância e urgência de se buscar soluções para este que é um problema de saúde pública, bem como marcar o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março.

A fim de difundir informações e alertar a população para o aumento do número de casos e, consequentemente, de mortes, causadas por esta enfermidade nos últimos anos, a Prefeitura de Valadares, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma roda de conversa intersetorial e interinstitucional sobre tuberculose nesta quarta-feira (27), das 8h45 às 10h45.

O evento, que é promovido pelo Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais Dr. Alexandre Castelo Branco (Creden-pes), com o apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa de Tuberculose (NEPET) da Universidade Vale do Rio Doce, vai reunir instituições governamentais e não-governamentais que trabalham com populações vulneráveis ao adoecimento por tuberculose, como pessoas vivendo com HIV, população em situação de rua, privados de liberdade, pessoas com neoplasias, indígenas, pessoas em uso de álcool e drogas, entre outros para tratar do tema em questão.

O encontro vai acontecer no auditório do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), que fica na rua São João, 344, Centro.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode afetar os ossos, rins e meninges, entre outros órgãos.

Somente as formas pulmonar e laríngea são transmissíveis.

Transmissão

A transmissão é direta, de pessoa para pessoa. Ou seja, o doente sem tratamento expele – ao falar, espirrar ou tossir – aerossóis que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspirados por outra pessoa, contaminando-a. Nem todos sabem, mas uma pessoa com tuberculose que não esteja em tratamento pode infectar em média 10 a 15 outras por ano.

Sintomas

Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento, cansaço excessivo, sudorese (suor) noturna, falta de apetite, palidez e fraqueza.

Pode haver, ainda, dor no tórax e se apresentar como uma pneumonia que se repete.

Prevenção

Uma das formas de se evitar a tuberculose é através da vacinação. A Bacillus Calmette-Guérin, mais conhecida por BCG, é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para as crianças assim que nascem, e protege contra as formas mais graves da doença.

Também se previne tuberculose avaliando as pessoas que têm contatos diretos com outras que tenham sido diagnosticadas com a doença e, dependendo do resultado dos exames, é preciso oferecer tratamento preventivo; quando a infecção é latente (ou seja, a pessoa teve contato com a bactéria, mas não adoeceu).

A rede municipal de saúde de Governador Valadares oferece essas estratégias gratuitamente.

Tratamento

Em Valadares, a suspeição da doença - de caráter transmissível, mas com cura - é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já os exames de escarro, diagnóstico e o tratamento, são oferecidos gratuitamente pelo município e podem ser feitos de segunda à sexta-feira no Creden-pes, que funciona na Rua Oswaldo Cruz, 21, Centro (em cima do anexo Ruy Pimenta).

O exame de escarro, capaz de auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento, é simples e indolor; e, quanto antes houver uma avaliação, mais rápido será o diagnóstico e a cura – e a interrupção da transmissão.

O recebimento de material para fazer o exame de escarro acontece de 7 às 9 horas da manhã, e não é necessário pedido ou encaminhamento. Basta levar um documento de identificação com foto e o cartão SUS.

A SMS também oferece a coleta de escarro descentralizada, ou seja, o material de usuários, devidamente identificado, é recolhido nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhado ao Creden-pes.

Lembrando que após 15 dias de tratamento regular, a maioria das pessoas já não transmite mais a doença. Além disso, o tratamento deve ser feito por, no mínimo, seis meses e não deve ser interrompido.

Dados em Valadares

Em 2022, foram diagnosticados 145 novos casos da doença em residentes de Governador Valadares e 5 mortes.

No mesmo período de 2023, foram detectados 161 novos casos e 14 mortes. Estes dados mostram o aumento de casos nos últimos anos, resultado do maior acesso a exames mais específicos, como o teste rápido molecular; aumento dos casos entre a população privada de liberdade e maior ocorrência de vulnerabilidades.

Até 18 de março de 2024, foram registrados 36 novos casos em moradores do nosso município e 5 mortes. Esse número de casos, ainda parcial, é maior que a média nos anos anteriores, mostrando que a tendência é de manutenção de aumento, e que ações de fortalecimento do controle da doença devem ser desenvolvidas.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu