Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

CEU das Artes no combate à hipertensão

O Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação participou das atividades desenvolvidas pela Campanha Menos Pressão
Alunos e professores de medicina, educação física e fisioterapia da UFJF-GV deram orientações sobre o tema e realizaram aferição de pressão. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
sexta-feira, 26 abril, 2024

Os alunos dos quatro polos do Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação se reuniram na manhã de hoje (26), no CEU das Artes, para participar das atividades do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

No local, alunos e professores de medicina, educação física e fisioterapia da UFJF-GV deram orientações sobre o tema e realizaram aferição de pressão, peso, altura e circunferência da cintura.

De acordo com a professora de educação física e membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Andreia Cristiane Carrenho Queiroz, a ação faz parte da Campanha Menos Pressão.

“Hoje é o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e, dia 17 de maio, é o Dia Mundial de Hipertensão.

Por isso, de hoje até o final de maio, a Sociedade Brasileira de Hipertensão vai realizar este tipo de ação, juntamente com parceiros locais, em diversas cidades do país.

Para isso, realizamos uma capacitação on-line para que as ações fossem semelhantes em todos os lugares. Aqui em Governador Valadares, estamos realizando a ação em parceria com a Prefeitura”, explicou.

O coordenador do Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação, Celso Gomes da Silva, destacou a importância da prevenção.

“A hipertensão é uma doença silenciosa que precisamos acompanhar de perto. Ela atinge qualquer faixa etária. Hoje, os alunos da UFJF-GV estão realizando uma série de testes com nossos alunos e a comunidade, e vão passar orientações para eles sobre os hábitos saudáveis importantes para prevenir a doença e informar como funciona o tratamento”, disse.

Segundo a profissional de educação física do e-Multi, Fernanda Braz, a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelo órgão.

“No e-Multi temos uma equipe multiprofissional que atende os moradores dos bairros da região. O Celso é um grande parceiro.

Ele está sempre fazendo esses encontros em parceria com as instituições de ensino e o e-Multi. Ao fazer isso, ele não só dá continuidade e fortalece as ações que a e-Multi já faz, como nos ajuda a alcançar com mais êxito uma saúde melhor e de qualidade”, destacou.

Para o aluno do curso de educação física, Davi Amador Floresta Costa, a ação é uma forma de contribuir com a comunidade.

“Estou chegando ao final do meu curso e acho que quando a gente tem oportunidade de estudar numa universidade federal, uma das coisas mais importantes que podemos fazer é devolver para a comunidade porque ela investe na gente, então, a gente tem que ter formas de devolver. E acho que uma das formas mais importantes de fazer isso é cuidando da população da região”, afirmou.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, João Batista Rodrigues, classificou o evento como sendo de extrema importância para conscientizar a população.

“A hipertensão é um problema mundial. Ela vem a reboque de uma série de costumes e hábitos que a população vem adquirindo, principalmente em relação à alimentação e à vida sedentária. A Prefeitura, por meio desse grupo do professor Celso, vem contribuindo muito para minimizar em um determinado quadro da população essa situação”, avaliou.

A enfermeira Marta Giovani Pereira Fernandes alertou sobre a importância dos hábitos diários.

“Apesar dos condicionantes hereditários, a hipertensão é uma doença que depende muito dos hábitos diários.

Para prevenir a doença é importante ter uma alimentação mais leve, com menos gordura, menos sal, comer menos embutidos, que contêm os outros tipos de sais que vão aumentar a pressão e comprometem a parte renal do cidadão, evitar carne vermelha, comer mais verduras e praticar atividade física.

Caso tenha problema de pressão, é importante monitorar periodicamente e tomar a medicação de forma correta”, orientou.

Membro do Grupo da Terceira Idade Comunidade Viva em Ação, Sandra Maria Inocêncio aproveitou a iniciativa para conferir como estava sua saúde.

“É muito bom porque aqui eles medem nossa pressão, peso, dão orientação que sempre precisamos. Graças a Deus comigo está tudo OK!”, comemorou. Opinião compartilhada por sua colega de grupo, a auxiliar de enfermagem aposentada Rita Mota de Azevedo:

“Tem 14 anos que faço parte do grupo do Celso. Já emagreci, faço exercícios e exames no posto de saúde do meu bairro. Gosto demais quando tem esses eventos porque a gente verifica nossa saúde e recebe orientação dos profissionais”, contou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu