Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

CCZ de Valadares combate animais peçonhentos e outros vetores

Caso você presencie infestação de roedores, escorpiões, pulgas e carrapatos, entre em contato com a Zoonoses de Valadares através do telefone/WhatsApp
Crianças abaixo de 7 anos têm mais chance de apresentar sintomas como vômito e diarreia quando são picadas pelo escorpião: Foto Ministério da Saúde Divulgação
sexta-feira, 15 setembro, 2023

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável por prevenir e controlar doenças e agravos que são transmitidos dos animais para os seres humanos, como dengue, leptospirose, leishmaniose visceral, dentre outros.

Para isso, conta com uma equipe qualificada que dá orientações à população e utiliza insumos capazes de controlarem roedores, escorpiões, pulgas e carrapatos, mantendo-os longe dos domicílios.

         A parceria da comunidade é fundamental para o êxito desse trabalho, tendo em vista que ela pode denunciar, através do telefone, caso haja infestação desses vetores e animais peçonhentos. Além disso, o CCZ se destaca pelos seguintes serviços ofertados: controle da raiva, da Leishmaniose, da dengue e monitoramento de morcegos e saneamento domiciliar.

Dados

Em 2022, foram 453 solicitações feitas pela população, através do telefone, relacionadas a roedores e atendidas pelo CCZ. Já em relação à escorpiões, foram 569 e outras 223 sobre carrapatos e pulgas.

Até agosto deste ano, foram 34 relacionados à roedores; em se tratando de escorpiões, foram 197 e pulgas e carrapatos contabilizaram 72 chamadas atendidas pelos profissionais do CCZ; todas feitas via telefone.

O CCZ funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua Soldado Edson Veloso, s/nº - Santos Dumont II. E o telefone/WhatsApp para denúncias e informações é o: 3271-7381 (lembrando que as ligações devem ser feitas em horário comercial, com intervalo das 11 às 13 horas – horário do almoço).

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu