Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Campanha de conscientização sobre a importância do "Teste do Olhinho" prossegue neste domingo e durante a semana no GV Shopping

O apresentador de TV Tiago Leifert tem alertado pais e mães sobre a importância de fazer esse teste, que salvou a vida de sua filhinha Lua
O “Teste do Olhinho” É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Foto: Reprodução da Internet
domingo, 17 setembro, 2023

Médicos e acadêmicos de Medicina estarão no local orientando sobre a importância do teste do olhinho e do exame de fundo de olho, além de distribuírem cartilhas e balões. Ação vai acontecer neste sábado e domingo, no horário de funcionamento das lojas. E também de 18 a 22, de meio-dia às 20 horas.

Retinoblastoma Bilateral. Este foi o diagnóstico que mudou a vida de Tiago Leifert e Daiana Garbin; e também da pequena Lua, na época com 11 meses. Isso porque trata-se do tipo de câncer ocular mais comum na infância e que, em 90% dos casos, atinge crianças entre 0 e 5 anos.

A fim de alertar outros pais sobre a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura e sobrevida dos pacientes, Tiago e Daiana decidiram não só tornar pública a situação, como também lançar a Campanha de Olho nos Olhinhos.

Sinais: estrabismo, olho de gato, reflexo branco nos olhinhos

Em sua segunda edição, o movimento que serve para chamar a atenção de pais e ou responsáveis a observarem as características dos olhos das crianças, procurando ajuda de especialista quando suspeitarem de algo (como reflexo branco, “olho de gato”, estrabismo e movimentos irregulares dos olhos ou diminuição da visão) vai ser realizado em várias cidades do Brasil neste final de semana (16 e 17), em shoppings e áreas de grande circulação de pessoas.

Em Valadares, a ação vai acontecer no GV Shopping, neste domingo (17/9), durante o horário de funcionamento do local. O casal será representado por um time de profissionais da saúde (médicos e acadêmicos de Medicina) que dará orientações sobre a importância dos exames de teste do olhinho e fundo de olho, como triagem, por exemplo. A ideia é identificar o câncer precocemente, aumentando assim, as chances de cura.

Conscientização por meio de cartilhas

Na ocasião serão distribuídas cartilhas para colorir e balões da campanha. haverá, ainda, participação da equipe da Animaê, com personagens infantis em alguns momentos.

Várias entidades, dentre elas a Associação Médica Brasileira (AMB),   Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE),  Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children's Research Hospital, Aliança AMARTE, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (e AAP) são parceiras da Campanha.

E a Prefeitura de Valadares também apoia esta causa, juntamente com a ALLOS, Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, Hotmacon, Eletromidia, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.

A ação vai acontecer também na próxima semana (de 18 a 22/9), de meio-dia às 20 horas, no GV Shopping.

Como é feito o teste do olhinho?

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) ou mais conhecido como teste do olhinho, é um exame bastante simples, mas essencial, realizado durante a primeira semana de vida do recém-nascido, ainda na maternidade. Ele avalia as estruturas do olho e ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos. No entanto, não é capaz de detectar o câncer dos olhos.

Caso o bebê não realize o teste do olhinho na maternidade do Hospital Municipal, por algum motivo, ele já deixa a unidade hospitalar com o exame marcado na rede pública de saúde.

Este exame não causa dor e é rápido, sendo realizado por qualquer médico da rede de saúde. Com luzes baixas no ambiente, é projetada uma luz nos olhos do bebê, que irá detectar anomalias por meio do reflexo.

O reflexo normal deverá ser vermelho brilhante, significando que não há nenhum impedimento para a formação da imagem na retina do bebê.

Em caso de exame duvidoso ou reflexo anormal, o pediatra deverá encaminhar a criança ao oftalmologista o quanto antes para realização de exames mais precisos.

Mesmo que o teste do olhinho dê normal, o exame de fundo do olho deve ser realizado no primeiro ano de vida do bebê. Esse sim, é capaz de diagnosticar tumores e outras doenças, com a ajuda de outros exames de imagem.

Além disso, qualquer médico da rede de saúde pode direcionar os pacientes para o Centro de Referência em Oftalmologia Social (CROS). Em toda consulta de puericultura o teste pode ser realizado.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu