Arboviroses: a responsabilidade também é sua! Faça sua parte!

O município solicitou o carro fumacê e aguarda a chegada dos insumos na SRS para poder utilizá-lo
Mosquito Aedes aegypti. Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 26 março, 2024

Se você teve ou conhece alguém que contraiu dengue, zika e/ou chikungunya nos últimos meses, então preste atenção! Os casos prováveis de arboviroses estão aumentando assustadoramente em Valadares.

Em uma semana, saltaram de 6.257 para 8.327; ou seja, foram 2.070 casos prováveis a mais! E ainda temos 7 mortes em investigação; sendo 4 delas suspeitas de dengue e 3 de chikungunya na cidade.

Só os casos prováveis de dengue subiram de 4.195 na semana 11 (de 10 a 16 de março deste ano) para 5.116 na semana 12 (de 17 a 22 de março).

Ou seja, em apenas uma semana, foram registrados 921 casos prováveis de dengue no nosso município. Sem contar os 3.199 de Chikungunya e 12 de zika. Lembrando que na semana anterior, tivemos 2.056 casos prováveis de Chikungunya e 6 de zika.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, os números são ainda mais preocupantes. Em 2023, durante a semana 12, tivemos 2.418 casos prováveis de dengue; 321 de chikungunya e 4 de zika; um total de 2.743 casos prováveis registrados na nossa cidade.

Embora muita gente ache que a Prefeitura deva fazer alguma coisa para frear esses números e essas doenças, não esqueça que você também é responsável pelo que estamos vivendo; isso porque o resultado do 1º LIRAa deste ano mostrou que mais de 90% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. Ou seja, você também precisa agir o quanto antes!

Assim que a administração municipal decretou situação de emergência (em 28 de fevereiro deste ano) em decorrência do aumento de casos prováveis de arboviroses, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) solicitou o carro fumacê à Superintendência Regional de Saúde (SRS). Lembrando que a solicitação foi feita em primeiro de março deste ano.

No entanto, a utilização do carro fumacê segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), como o município está em surto e/ou epidemia de dengue, zika e chikungunya. Além disso, segundo a legislação, é de responsabilidade do MS adquirir os insumos para combater o Aedes aegypti, e dos Estados gerenciar os estoques e distribui-los aos municípios, que por sua vez, são os incumbidos por executarem as atividades. 

Ou seja, Valadares não tem um carro fumacê disponível. Ele é solicitado ao Estado, através da Superintendência Regional de Saúde (SRS) – que o disponibiliza diante do aumento no número de casos das arboviroses nos municípios.

Vale lembrar que o uso indiscriminado do carro fumacê pode gerar desequilíbrio ambiental (matando abelhas, borboletas e outros insetos) e resistência no mosquito transmissor das arboviroses.

A Prefeitura continua fazendo o que está a seu alcance para vencermos mais esta; mas, precisa mais do que nunca que você também faça sua parte! Portanto, coloque areia nos pratos dos vasos de plantas; verifique calhas; tampe as caixas d’água e reservatórios que servem para armazenar água; coloque tela ou água fervente nos ralos; confira e retira a água que fica parada atrás da geladeira e no ar condicionado; lave com escova e sabão o vasilhame do seu animal de estimação; não deixe lixo jogado e destampado pelo quintal e viva longe das arboviroses!

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu