Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Coronel Sandro e o secretário municipal de saúde, Rodrigo Cunha, estiveram no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para receber o primeiro lote de medicamentos e insumos.
Cerca de 690 mil medicamentos serão direcionados para o abastecimento de todas Estratégias Saúde da Família (ESF’s) e Unidades Básicas de Saúde, bem como as 10 Farmácias da rede, a Farmácia Judicial e o Hospital Municipal de Valadares.
Os medicamentos são de hipertensão, diabetes, antibióticos, analgésicos, antidepressivos, anestésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, anticoagulantes, para tratamento de Parkinson, para asmas e bronquite, hiperglicemia, betabloqueador, esquizofrenia e hemorragia digestiva, dentre outros utilizados na Atenção Básica, urgência e emergência do Hospital Municipal de Valadares e do núcleo de prevenção judicial.
Sem contar agulhas para aplicação, cateter intravenosos, ataduras, gases, fio de nylon para cirurgias, luvas, máscaras N95, lençóis descartáveis, sondas, termômetros, oxímetros, aparelhos de pressão, bolsas de colostomia, esparadrapo, lâminas, etc.
“Estamos sendo abençoados com a chegada desses medicamentos, que vão ajudar muito a população de Valadares. Só nos resta agradecer por todo empenho da prefeitura municipal, juntamente com a secretaria saúde”, declarou o gerente do almoxarifado, Marciley Silva Domingos.
A equipe da Secretaria de Saúde está empenhada para distribuírem esses remédios e materiais o quanto antes. Prova disso, é que logo que conferiram e separaram o montante, mobilizaram uma equipe e foram realizar a entrega na ESF Mãe de Deus – primeira unidade de saúde a ser contemplada.
Agora uma logística está sendo preparada para abastecer rapidamente e de forma eficiente todos os demais setores já citados.
“Faltava cerca de 70% dos materiais e medicamentos para o abastecimento das necessidades de toda a Rede de saúde do município e do HM. E estamos empenhados para que não falte mais remédios e insumos em nenhum setor”, explicou o prefeito.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social