Como divulgado durante coletiva feita em janeiro deste ano, o município conta atualmente com 81 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), quando o ideal seria que tivesse até 338 profissionais nessa área.
Portanto, em respeito àqueles que participaram e foram aprovados no Processo Seletivo, promovido em maio do ano passado, bem como para honrar seu compromisso de compor o quadro de pessoal da administração municipal e empossar os novos servidores, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que publicou, no último dia 14, no Diário Oficial do município a lista com 251 convocados para a 1ª fase do certame, correspondente a habilitação para a função e entrega de documentação.
Isso significa que os aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecidos no edital, obedecendo a ordem de classificação de acordo com o quantitativo de vagas de cada unidade de saúde, têm até o dia 18 de março para comparecer ao Departamento de Recursos Humanos (DRH), da Prefeitura, para apresentação e conferência dos seguintes documentos (original e cópia): CPF; Carteira de Identidade; Título de Eleitor; último comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral; Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou de Casamento (se for casado) emitida nos últimos 6 meses; Certificado de Reservista (se for do sexo masculino); certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil do estado de nascimento do candidato, do Tribunal de Justiça do estado e da Polícia Federal; comprovante de residência atualizado (conta de luz, água ou telefone em nome do candidato ou ascendente ou descente direto, ou ainda, declaração de residência com a assinatura de duas pessoas com comprovação de residência na localidade; sendo ele excluído do processo em caso de falsidade); E-social (consulta qualificação cadastral); comprovante de escolaridade ou diploma referente à escolaridade mínima exigida (ensino médio completo); diploma ou certificado que comprove conclusão do curso introdutório de formação para ACS, realizado por conta dos candidatos, com carga horária de 40 horas e comprovante de residência na área de atuação pretendida no ato da inscrição para o certame. É importante lembrar que o candidato que não comprovar a residência na área para qual foi aprovado, será eliminado do processo.
Além disso, é preciso comprovar, na data da contratação, ter no mínimo 18 anos completos; levar 1 foto 3x4 original; e manter o contato telefônico atualizado.
A entrega dos documentos é feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, mediante agendamento no site (agendamento.valadares.mg.gov.br) ou por telefone (33) 3279-7472 / 7459 (das 12h às 17h).
A etapa de comprovação de requisitos, de caráter eliminatório, se dá em duas fases, sendo elas a habilitação para a função e o exame médico pré-admissional (que só é realizado caso a pessoa seja aprovada na habilitação para a função).
A convocação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial do município, e também será feita via correio e/ou e-mail. É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados oficiais referentes a este processo seletivo.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecidos no edital serão chamados para ingresso na função, seja ela ACE ou ACS, obedecendo a ordem de classificação de acordo com o quantitativo de vagas de cada Unidade de saúde, descrito no edital.
Além disso, o candidato deve entrar em exercício, no prazo de 30 dias contados da data da contratação, sob pena de abandono de função.
107 ACEs aprovados
E mais: 107 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que apresentaram a documentação no DRH em outubro do ano passado, têm até três dias úteis para interpor recurso contra o resultado que foi divulgado nesta segunda-feira (17), no DOM.
Para isso, devem formalizar a solicitação, apresentando justificativa clara e objetiva diretamente ao DRH da Prefeitura, das 12h às 17h.
Atualmente, Valadares conta com 63 contratados, sendo 6 deles do Processo Seletivo anterior.
Terminado este prazo, o resultado será considerado definitivo e não serão mais aceitas novas solicitações de recursos.
Aí, sim, eles serão convocados para o exame médico pré-admissional. Lembramos que é responsabilidade dos candidatos acompanharem todas as publicações e comunicados sobre o processo seletivo.
Após a contratação, o candidato terá 30 dias para iniciar suas atividades, sob pena de abandono da função.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social