Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

ACS e ACE: Prefeitura convoca 358 aprovados no Processo Seletivo

Os 251 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm até 18 de março para entregar a documentação no Departamento de Recursos Humanos. Já os 107 Agentes de Combate às Endemias (ACE) têm até três dias úteis para interpor recursos também no RH.
Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Foto: Reprodução da Internet
terça-feira, 18 fevereiro, 2025

Como divulgado durante coletiva feita em janeiro deste ano, o município conta atualmente com 81 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), quando o ideal seria que tivesse até 338 profissionais nessa área.

Portanto, em respeito àqueles que participaram e foram aprovados no Processo Seletivo, promovido em maio do ano passado, bem como para honrar seu compromisso de compor o quadro de pessoal da administração municipal e empossar os novos servidores, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que publicou, no último dia 14, no Diário Oficial do município a lista com 251 convocados para a 1ª fase do certame, correspondente a habilitação para a função e entrega de documentação.

Isso significa que os aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecidos no edital, obedecendo a ordem de classificação de acordo com o quantitativo de vagas de cada unidade de saúde, têm até o dia 18 de março para comparecer ao Departamento de Recursos Humanos (DRH), da Prefeitura, para apresentação e conferência dos seguintes documentos (original e cópia): CPF; Carteira de Identidade; Título de Eleitor; último comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral; Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou de Casamento (se for casado) emitida nos últimos 6 meses; Certificado de Reservista (se for do sexo masculino); certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil do estado de nascimento do candidato, do Tribunal de Justiça do estado e da Polícia Federal; comprovante de residência atualizado (conta de luz, água ou telefone em nome do candidato ou ascendente ou descente direto, ou ainda, declaração de residência com a assinatura de duas pessoas com comprovação de residência na localidade; sendo ele excluído do processo em caso de falsidade); E-social (consulta qualificação cadastral); comprovante de escolaridade ou diploma referente à escolaridade mínima exigida (ensino médio completo); diploma ou certificado que comprove conclusão do curso introdutório de formação para ACS, realizado por conta dos candidatos, com carga horária de 40 horas e comprovante de residência na área de atuação pretendida no ato da inscrição para o certame. É importante lembrar que o candidato que não comprovar a residência na área para qual foi aprovado, será eliminado do processo.

Além disso, é preciso comprovar, na data da contratação, ter no mínimo 18 anos completos; levar 1 foto 3x4 original; e manter o contato telefônico atualizado.

A entrega dos documentos é feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, mediante agendamento no site (agendamento.valadares.mg.gov.br) ou por telefone (33) 3279-7472 / 7459 (das 12h às 17h).

A etapa de comprovação de requisitos, de caráter eliminatório, se dá em duas fases, sendo elas a habilitação para a função e o exame médico pré-admissional (que só é realizado caso a pessoa seja aprovada na habilitação para a função).

A convocação dos candidatos aprovados será publicada no Diário Oficial do município, e também será feita via correio e/ou e-mail. É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados oficiais referentes a este processo seletivo.

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecidos no edital serão chamados para ingresso na função, seja ela ACE ou ACS, obedecendo a ordem de classificação de acordo com o quantitativo de vagas de cada Unidade de saúde, descrito no edital.

Além disso, o candidato deve entrar em exercício, no prazo de 30 dias contados da data da contratação, sob pena de abandono de função.

107 ACEs aprovados

E mais: 107 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que apresentaram a documentação no DRH em outubro do ano passado, têm até três dias úteis para interpor recurso contra o resultado que foi divulgado nesta segunda-feira (17), no DOM.

Para isso, devem formalizar a solicitação, apresentando justificativa clara e objetiva diretamente ao DRH da Prefeitura, das 12h às 17h.

Atualmente, Valadares conta com 63 contratados, sendo 6 deles do Processo Seletivo anterior.

Terminado este prazo, o resultado será considerado definitivo e não serão mais aceitas novas solicitações de recursos.

Aí, sim, eles serão convocados para o exame médico pré-admissional. Lembramos que é responsabilidade dos candidatos acompanharem todas as publicações e comunicados sobre o processo seletivo.

 Após a contratação, o candidato terá 30 dias para iniciar suas atividades, sob pena de abandono da função.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu