Abril Verde: Servidores do Hospital Municipal participaram de ação nesta sexta (19)

A iniciativa é uma parceria do CEREST e da Casa do Servidor
A Campanha Abril Verde é desenvolvida no mundo todo durante este mês para conscientizar sobre a importância da prevenção ao acidente de trabalho e doença ocupacionais. Foto: Reprodução da Internet
sexta-feira, 19 abril, 2024

A Campanha Abril Verde é desenvolvida no mundo todo durante este mês para conscientizar sobre a importância da prevenção ao acidente de trabalho e doença ocupacionais.

Na manhã de hoje (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) se uniu ao Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (Casa do Servidor) para levar orientações sobre o tema e serviços para os funcionários do Hospital Municipal (HM). Na ocasião, os servidores puderam desfrutar, no pátio do Pavilhão Administrativo do HM, de um café com louvor, sorteio de brindes, limpeza de pele, corte de cabelo, ginástica laboral, auriculoterapia e massagem.

DCD8ED6D BBCA 7404 A1CB 4ADDCC05CC2A 1

Foto: Divulgação PMGV

Segundo a coordenadora do CEREST, Weissa Gomes da Silva Pinheiro, geralmente as ações da campanha são trabalhadas no dia 28 de abril, em que se celebra Dia Mundial de Segurança e da Saúde no Trabalho.

“Este ano antecipamos um pouquinho. Nosso objetivo com este evento hoje é conscientizar os trabalhadores de forma preventiva, para que ele não sofra acidentes de trabalho ou desenvolva uma doença ocupacional, mas se vier a sofrer ele saiba qual fluxo percorrer para conseguir ser atendido de forma mais célebre”, explicou.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Casa do Servidor, Hazael Coelho de Oliveira, ao longo de todo o ano eles realizam o trabalho de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

“A campanha ajuda a dar ênfase e conscientizar a todos do que já realizamos ao longo do ano.  Nossa intenção hoje é abordar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais aqui no ambiente hospitalar. Como o hospital não pode parar, nossa abordagem é feita à medida que os funcionários chegam aqui”, contou.

Para o interno do 9º período de Medicina da UFJF, Luan Rezende, a iniciativa é muito importante.

“É muito importante a gente ter esse tipo de conscientização sobre a segurança do trabalho e trazer esses serviços para o trabalhador. Ainda mais aqui em Valadares onde a gente tem um alto número de acidentes envolvendo essas questões de segurança. Então, é fundamental as empresas orientarem, acompanharem o dia a dia, zelando pela segurança e pela promoção da saúde do trabalhador”, afirmou.

O funcionário do Hospital Municipal, Paulo Wilton Oliveira, não só aprovou a ação como quis participar ativamente realizando o corte de cabelo.

“Eu acho muito importante este tipo de ação porque além de conscientizar, também motiva, traz paz, alegria e união no trabalho. Eu sempre participo porque para mim é uma gratificação ajudar o próximo”, declarou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu